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sábado, 15 de julho de 2023

Tendências Pedagógicas

    Quais foram as tendências pedagógicas que influenciaram a educação brasileira? 

No geral, de acordo com os professores há duas correntes bem distintas dessas tendências: as liberais e as progressistas. Abaixo vamos falar um pouco de cada uma delas. 

Liberais

As tendências liberais são divididas em 

  • Tradicional, 
  • Renovadora Progressista, 
  • Renovadora não-diretiva 
  • Tecnicista. 

Pedagogia Tradicional

O objetivo da escola era preparar os alunos para ocupar papéis na sociedade, por meio do conteúdo adquirido em aulas expositivas pelo professor que era a figura central na relação de ensino aprendizagem. 

Os alunos eram considerados um “papel em branco” que deveria ser preenchido com aulas, exercícios e memorização, de forma passiva sem crítica ao conteúdo ensinado

Pedagogia Renovadora

A pedagogia renovadora tem duas vertentes mais comuns: A Renovadora Progressista e a Renovadora Não diretiva. 

As duas tem em comum a busca pela formação de pessoas ativas na escola. 

O Professor não esta no centro do processo de ensino, mas o aluno que deve buscar, descobrir com a ajuda do professor que será um facilitador na construção do conhecimento

Pedagogia Tecnicista

Neutralidade científica, racionalidade e eficiência na educação. 

Essa tendência ficou conhecida pelo seu objetivo que era preparar as pessoas para ser úteis na sociedade capitalista. 

O ensino ganhou um aspecto mais técnico, para preparar pessoas produtivas. 

Telecurso, microensino, módulos educacionais, são produtos consumidos nessa forma de pensar a educação

Progressistas

Essa concepção é crítica, diferente das pedagogias liberais. O questionamento das realidades sociais é o seu foco principal. Política e pedagogia andam de mãos dadas. De acordo com Libâneo, essa tendência pode ser dividida em três:

  • Libertadora, 
  • Libertária 
  • Crítico-social-dos-conteúdos.

Progressista Libertadora

A escola é o lugar não só onde se aprende, mas deve se propor a discutir os problemas da comunidade.

O professor irá coordenar as atividades com os alunos em busca de uma transformação social. 

Esta tendência esteve mais presente nas escolas públicas brasileiras.

Progressista Libertária

É ligada ao anarquismo. 

Busca a total ausência de poder. 

Essa tendência promove a participação das pessoas em movimentos sociais fora da escola, como sindicatos, associações de moradores, etc. 

Os próprios alunos que propõem os trabalhos escolares.

Progressiva Crítico-social-dos-conteúdos

Essa tendência está em oposição a Progressista Libertadora, pois em sua concepção a escola deve assegurar o conhecimento sistematizado historicamente e ser utilizado como pano de fundo para as transformações sociais.


Referências:
LIBÂNEO, Democratização da escola pública. A pedagogia critico-social-dos-conteúdos. Coleção educar. s/d
QUEIROZ, Cecília Telma Alves Pontes de; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro. Fundamentos sócio-filosóficos da educação. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007

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