• CONVIVER com outras crianças e
adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens,
ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às
diferenças entre as pessoas.
• BRINCAR de diversas formas, em
diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), de
forma a ampliar e diversificar suas possibilidades de acesso a produções
culturais. A participação e as transformações introduzidas pelas crianças nas
brincadeiras devem ser valorizadas, tendo em vista o estímulo ao
desenvolvimento de seus conhecimentos, sua imaginação, criatividade,
experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas,
sociais e relacionais.
• PARTICIPAR
ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da
escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das
atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos
materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando
conhecimentos, decidindo e se posicionando.
• EXPLORAR movimentos, gestos, sons,
formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos,
histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando
seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a
escrita, a ciência e a tecnologia.
• EXPRESSAR, como sujeito dialógico,
criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas,
hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes
linguagens.
• CONHECER-SE
e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem
positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de
cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição
escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
Fonte:
Base Nacional Comum ( página 34)
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