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sábado, 23 de maio de 2020

Pensadores da educação: Freinet


Introduziu modificações nas salas de aula, como os cantinhos pedagógicos e as “aulas-passeio”. 

Sendo professor primário, levava os alunos a observar a natureza e todo o mundo exterior e, depois da “aula-passeio”, a uma análise dela.

Freinet introduziu o texto livre infantil, dando assim a oportunidade para a criança construir, expressar-se e pensar mediante vivências.

Para as crianças pequenas era dado destaque ao desenho, o qual substituía o texto livre oral. Os melhores desenhos ou textos eram escolhidos por todos e então colocados no “Livro de Vida”.

Iniciou, também, a correspondência interescolar entre os alunos de sua escola com outra, em Saint Philibert.

Depois houve a troca de produtos da produção agrícola, enriquecendo a experiência anterior.

Esse tipo de atividade enriquecia as aulas constituindo-se em verdadeira cultura. E, em vez de a voz do professor ser o mais importante, ele se associou a experimentação e à observação.

Era adepto da disciplina na escola e da autoridade do professor, mas para isto enfatizava a necessidade de existir um ambiente humano, educativo e organizado.

 As práticas de ensino propostas por Freinet são fruto de suas investigações a respeito da maneira de pensar da criança e de como ela construía o conhecimento.

Observava muito seus alunos para perceber onde tinha de intervir e como despertar neles a vontade de aprender.

Para Freinet a criança não avança sozinha, sendo assim, a “cooperação” é um dos pontos fundamentais de sua Pedagogia.

 Espero que tenham gostado!!! 
 Até a próxima!!

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