LER PARA CRIANÇAS NÃO É A MESMA COISA
QUE CONTAR HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS...
Ler para crianças pequenas (bebês e até barrigas de qualquer idade estão incluídos) não é a mesma coisa que contar histórias para as crianças.
São atividades muito diferentes e muito importantes em suas diferenças.
CONTAR é isto...
Você pode contar histórias que aconteceram com você, com seus amigos e familiares, coisas que você ouviu outras pessoas contarem, “casos” que são contados por seu avô e o avô de seu avô... De boca em boca, coisas que fazem parte do que chamamos de Tradição Oral.
Você pode inventar histórias alegres, tristes e engraçadas, ou pode recontar famosas histórias infantis como o O Chapeuzinho Vermelho e Os Três Porquinhos. E com certeza cada um conta um pouquinho diferente.
Ou, ainda, você pode montar uma história com as crianças, tornando a criação uma atividade interativa.
Toda essa variedade de formas de contar histórias pode ser praticada com total liberdade na sua expressão vocal, facial e corporal.
Você pode usar músicas, desenhos, roupas e qualquer acessório que quiser para dar um colorido especial para suas histórias.
Certamente, você já notou que algumas pessoas têm mais facilidade que outras para contar histórias...
LER é outra coisa...
Ler em voz alta é servir como ponte entre o livro e a criança.
Como a pessoa que lê fica no meio entre dois elementos – o livro e o ouvinte –, muitas vezes chamamos o "ledor" de mediador, exatamente para diferenciá-lo do contador de histórias.
Ao ler, é preciso ser fiel ao texto escrito.
Não dá para mudar as palavras.
Isso não significa que sua leitura deva ser monótona e sem cor.
As variações na sua voz, o ritmo da leitura, com sons e silêncios, vão dar cor e temperatura à leitura, fazendo com que o livro fique vivo.
* excerto do texto "Por que sim não é resposta: 7 bons motivos para ler para crianças pequenas", de Lucila Pastorello.
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