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terça-feira, 19 de maio de 2020

Para refletir: Leitura

LER PARA CRIANÇAS NÃO É A MESMA COISA
QUE CONTAR HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS...

Ler para crianças pequenas (bebês e até barrigas de qualquer idade estão incluídos) não é a mesma coisa que contar histórias para as crianças. 
São atividades muito diferentes e muito importantes em suas diferenças.

CONTAR é isto...
Você pode contar histórias que aconteceram com você, com seus amigos e familiares, coisas que você ouviu outras pessoas contarem, “casos” que são contados por seu avô e o avô de seu avô... De boca em boca, coisas que fazem parte do que chamamos de Tradição Oral. 
Você pode inventar histórias alegres, tristes e engraçadas, ou pode recontar famosas histórias infantis como o O Chapeuzinho Vermelho e Os Três Porquinhos. E com certeza cada um conta um pouquinho diferente. 
Ou, ainda, você pode montar uma história com as crianças, tornando a criação uma atividade interativa. 
Toda essa variedade de formas de contar histórias pode ser praticada com total liberdade na sua expressão vocal, facial e corporal. 
Você pode usar músicas, desenhos, roupas e qualquer acessório que quiser para dar um colorido especial para suas histórias. 
Certamente, você já notou que algumas pessoas têm mais facilidade que outras para contar histórias...

LER é outra coisa...
 Ler em voz alta é servir como ponte entre o livro e a criança. 
Como a pessoa que lê fica no meio entre dois elementos – o livro e o ouvinte –, muitas vezes chamamos o "ledor" de mediador, exatamente para diferenciá-lo do contador de histórias. 
Ao ler, é preciso ser fiel ao texto escrito. 
Não dá para mudar as palavras.

 Isso não significa que sua leitura deva ser monótona e sem cor. 
As variações na sua voz, o ritmo da leitura, com sons e silêncios, vão dar cor e temperatura à leitura, fazendo com que o livro fique vivo.

* excerto do texto "Por que sim não é resposta: 7 bons motivos para ler para crianças pequenas", de Lucila Pastorello.

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