Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Declaração dos Direitos da Criança



1º Princípio – Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família.

2º Princípio – A criança tem o direito de ser compreendida e protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os melhores interesses da criança.

3º Princípio – Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.

4º Princípio – A criança tem direito a crescer e criar-se com saúde, alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas, e à mãe devem ser proporcionados cuidados e proteção especiais, incluindo cuidados médicos antes e depois do parto.

5º Princípio - A criança incapacitada física ou mentalmente tem direito à educação e cuidados especiais.

6º Princípio – A criança tem direito ao amor e à compreensão, e deve crescer, sempre que possível, sob a proteção dos pais, num ambiente de afeto e de segurança moral e material para desenvolver a sua personalidade. A sociedade e as autoridades públicas devem propiciar cuidados especiais às crianças sem família e àquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.

7º Princípio – A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.

8º Princípio - A criança, em quaisquer circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.

9º Princípio – A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, abandono, crueldade e exploração. Não deve trabalhar quando isto atrapalhar a sua educação, o seu desenvolvimento e a sua saúde mental ou moral.

10 º Princípio – A criança deve ser criada num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.

A Declaração dos Direitos da Criança foi proclamada pela ONU (Organização das Nações Unidas) como Resolução da Assembléia Geral 1386 (XIV), de 20 de Novembro de 1959. 

Foi ratificada pelo Brasil através do art. 84, inciso XXI, da Constituição, e tendo em vista o disposto nos arts. 1º da Lei nº 91, de 28 de agosto de 1935, e 1º do Decreto nº 50.517, de 2 de maio de 1961. 
Espero que tenham gostado!!! Até a próxima!!
Leia Mais ››

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Plano de aula: Parlenda

 
CAMPOS DE EXPERIENCIAS ARTICULADOS 
( ) O eu, o outro e o nós 
( ) Corpo, gestos e movimentos 
( X ) Traços, sons, cores e formas 
( X ) Escuta, fala, escrita, pensamento e imaginação 
( ) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações 
( ) Mundo social e natural - investigação, relação, transformação e preservação 

SABERES E CONHECIMENTOS 
• Exploração da sonoridade das palavras e recitação de parlendas, adivinhas, canções, poemas e trava-línguas 
• Ampliação do repertório de gêneros discursivos escritos por meio da leitura, tramas e formas de organização: contos, histórias, poemas, parlendas, trava-línguas, quadrinhas, adivinhas, fábulas, história em quadrinhos, tirinhas e textos de memória. 
• Valorização e apreciação de suas próprias produções artísticas, bem como das produções de outras crianças, desenvolvendo o respeito e o cuidado com os materiais e o espaço 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO 
• (CG.EI03EF07.s) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura 
• (CG.EI03EF03b.d) Participar de situações de leitura e escrita coletiva de: listas, bilhetes, recados, convites, cantigas, textos e receitas, tendo ou não o professor como modelo de leitor e escriba. 
• (CG.EI03TS02.s) Expressar-se livremente, por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais

Atividade coletiva


Atividade individual

Leia Mais ››

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Plano de aula: Pintura Soprada

PROPOSTA – PINTURA COM CANUDO
CAMPOS DE EXPERIENCIAS ARTICULADOS
( X ) O eu, o outro e o nós
(     ) Corpo, gestos e movimentos 
( X ) Traços, sons, cores e formas
(     ) Escuta, fala, escrita, pensamento e imaginação 
(     ) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações 
(     ) Mundo social e natural - investigação, relação, transformação e preservação 

SABERES E CONHECIMENTOS 
• Desenvolvimento do respeito pelas produções artísticas pessoal e coletiva, além do cuidado com os materiais e o ambiente.
• Ampliação da capacidade de observação, da criatividade e do senso crítico, refinando o repertório cultural com vivências em diferentes manifestações artísticas e sociais 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
• (CG.EI03EO05.s) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive. 
• (CG.EI03TS02.s) Expressar-se livremente, por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. 

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS RODA DE CONVERSA: 
Em roda de conversa explicar as crianças que faremos uma pintura diferente e apresentar os materiais que utilizaremos. 
Explicar que enquanto eles brincam nos cantinhos irá chamar aos poucos para realizar a pintura.
Entregar aos alunos a folha de registro.
Nela, serão pingadas diversas cores de tinta. Com o canudo, os alunos irão soprar até que toda a tinta se espalhe sobre a folha.
Ao término, colaremos olhos grandes na pintura formando um monstrinho 
Deixar as atividades expostas na sala e convidar as crianças a observarem suas pinturas e expressarem o que acham delas. 
Em seguida organizar a sala. 

RECURSOS DIDÁTICOS: papel sulfite, canudos, tinta guache cores diversas, olhos impressos, cola 

PAUTA DO OLHAR: Experimentação de marcas gráficas – Verificar como elas demonstram familiaridade com o material apresentado e habilidade para manuseá-lo enquanto fazem suas produções.

Realizei esta atividade com minha turma de GRUPO 5, olhem como ficaram lindos os monstrinhos.

                             

 













Leia Mais ››

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Legislação educacional... o que, onde e como?

Lei de Diretrizes e Bases da Educação
É O "Quê"?
Define e regulariza a organização do sistema educacional brasileiro com base nos princípios constitucionais. É na LDB que está prevista a construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Base Nacional Comum Curricular
É O"Onde"?
Conjunto de orientações, é uma política de Estado para referência nacional que estabelece os objetivos a serem alcançados pelos alunos. A BNCC determina competência e habilidades que devem ser atingidas pelos componentes curriculares

Currículos de ensino
É O "Como"?
Define o percurso para alcançar os objetivos propostos na BNCC, de acordo com a autonomia das redes de ensino que podem elaborar ou adequar seus currículos de acordo com as demanda e interesses locais.

Até a próxima!!

Leia Mais ››

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Dicas de Língua portuguesa... ESSE ou ESTE

 
Ahh - essa regra também é valida para:
ESSA, ISSO e ESTA , ISTO 

Leia Mais ››

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Processo Seletivo simplificado para professores da REME de Campo Grande - MS

Olá professores, 
me perguntaram como me organizo para estudar para o processo seletivo.

Bom, primeiramente eu leio o edital com bastante atenção marcando os pontos principais.
Como assim os pontos principais?
Primeiro a data da inscrição e quais são os requisitos para essa inscrição, depois qual vai ser a banca examinadora, o dias da prova escrita, o dia que vai sair o gabarito da prova escrita, o dia da prova de títulos, o dia que vai sair o resultado final e por último marco o que eu vou precisar estudar.

No meu caso vou estar fazendo o processo seletivo para o cargo de professora das séries iniciais.
Para não me perder durante os estudos, eu sempre monto um cheque list e é isso que eu vim compartilhar aqui hoje com vocês, estarei postando aqui o meu checklist para ajudar vocês a estudar também... espero que ajude.

AH!! Estarei postando aqui no blog a partir de hoje, 
todos os resumos e mapas mentais que elaborarei durante meus momentos de estudo, 
então fiquem atentos.

Quer baixar o check - list?? Clique na imagem abaixo. 

Fiquem com Deus e BORA ESTUDAR!!!!

Leia Mais ››