Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Plano de aula: Elaboração dos combinados de boa convivência



CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS ARTICULADOS: O eu, o outro e o nós

SABERES E CONHECIMENTOS: Desenvolvimento de atitudes éticas, de solidariedade, cooperação, generosidade, tolerância e respeito ao outro. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Participar de decisões, respeitando ritmos, interesses e desejos do outro

 ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS

Em roda verbalizar sobre os combinados que devemos seguir na sala. Conversar sobre a importância de se obedecer às regrinhas básicas de boa convivência com os colegas. 

Fazer a leitura de alguns combinados expostos na sala e falar sobre cada um deles, deixando as crianças se expressarem. Perguntar se conhecem as "palavrinhas mágicas" de boa convivencia.

Apresentar imagens perguntando as crianças o que estão vendo, deixando se expressarem. 

Explicar que vamos montar um painel com o desenho deles sobre combinados, intitulado “Na nossa sala nós”. 

Organizar as crianças nas mesinhas para que realizem o desenho e conforme forem terminando ir colando no painel. 


RECURSOS DIDÁTICOS: Papel pardo ou cartolina, lápis de cor, imagens impressas dos combinados, imagens impressas palavrinhas mágicas, cola, escrita

PAUTA DO OLHAR: Compreensão da fala do adulto/outras crianças; Percepção do efeito das próprias ações.

Espero que tenham gostado!!! 

CLIQUE AQUI e você encontra as imagens dos combinados e das palavrinhas mágicas.  

Também lerá mais sobre o assunto CLICANDO AQUI

Até a próxima!!


Leia Mais ››

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Início ano letivo...


 Fiquem com Deus!!! 
Até a próxima!!
Leia Mais ››

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Etapas contempladas no planejamento diário da Educação Infantil

ACOLHIDA
RECEBER AS CRIANÇAS COM PALAVRAS DE CARINHO E ORGANIZÁ- LAS DE ACORDO COM O DIA DA AULA.
 
ROTINA DA ESCOLA
MOMENTO DAS REFEIÇÕES, HIGIÊNE PESSOAL, ÁGUA E ORGANIZAÇÃO DA SALA
 
ATIVIDADE PERMANENTE
RODA - ROTINA DIÁRIA, CHAMADA, CALENDÁRIO (LEITURA DOS NÚMEROS MOSTRANDO O DIA DA SEMANA E DO MÊS E O ANO QUE ESTAMOS), COMO ESTÁ O TEMPO, QUANTOS SOMOS, (CONTAR QUANTAS MENINAS E QUANTOS MENINOS E O TOTAL). DIÁLOGO COM OS ALUNOS SOBRE ASSUNTOS COTIDIANOS, BRINCADEIRAS CANTADAS, COMBINADOS DO DIA.
NESTE MOMENTO TAMBÉM PODE SER REALIZADO A RODA DE LEITURA DELEITE.
 
PROPOSTA DO DIA
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE QUE SERÁ REALIZADA, QUAIS OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS QUE SERÃO CONTEMPLADOS COM ESSA ATIVIDADE, QUAIS OS SABERES E CONHECIMENTOS E AS HABILIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS, E COMO ESTA ATIVIDADE SERÁ DESENVOLVIDA EM CADA MOMENTO DA AULA.
 
DESPEDIDA
COMO SERÁ O ENCERRAMENTO DA AULA
 
PAUTA NO OLHAR
O QUE VOU OBSERVAR E REGISTRAR NESTA AULA?
 
OBSERVAÇÕES
UMA AUTO AVALIAÇÃO - QUAIS CONSIDERAÇÕES FORAM RELEVANTES DURANTE A AULA E O QUE PRECISO ESTAR AUTERANDO.? 

Espero que aproveitem as dicas!!! 
Fiquem com Deus!!! 
 Até a próxima!!
Leia Mais ››

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Alfabeto cursivo para painel...



Quer baixar o alfabeto completo??? Clique na imagem abaixo


Espero que tenham gostado!!! 
 Até a próxima!!
Leia Mais ››

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Alfabeto simples para uso na Educação Infantil...

 

 

Quer baixar o alfabeto completo??? Clique na imagem abaixo.

 Espero que tenham gostado!!! 
 Até a próxima!!
Leia Mais ››

sábado, 3 de fevereiro de 2024

O Alfabeto não pode faltar!

Olá...realizando uma pesquisa para organização da minha sala de aula deste ano, encontrei esse texto da revista NOVA ESCOLA, achei muito interessante e resolvi compartilhar.

O ALFABETO NÃO PODE FALTAR!
Ferramenta indispensável nas salas de séries iniciais, 
o alfabeto ajuda as crianças a tirar dúvidas sobre a grafia das letras com autonomia.

Pendurado na parede desde o primeiro dia de aula, ele ocupa uma posição central na classe - de preferência, acima do quadro, no campo de visão de todos os alunos. 

Material de apoio precioso para um ambiente alfabetizador na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, é a ele que os pequenos recorrem quando querem encontrar uma letra e saber como grafá-la. Se sabem que "gato" se escreve com G, mas esqueceram o jeitão dele, é só caminhar pela sequência de letras até encontrá-lo. Se na hora de escrever "mar" bater a dúvida de quantas perninhas tem o M, a resposta também está lá. O alfabeto da classe é um companheiro permanente para quem ensaia os primeiros passos no universo da escrita.

Não espanta o consenso de que um alfabeto, organizado em cartazes ou painéis de tamanho razoável, deve estar presente em toda - sim, em toda - sala de alfabetização inicial. Afinal, ele é um precioso instrumento de consulta para as situações de escrita, uma das quatro situações didáticas mais importantes nesse processo (as outras três são a leitura pelo professor, a leitura pelo aluno e a produção oral com destino escrito, quando o professor atua como escriba). Se você leciona para pré-escola, 1º ou 2º ano, precisa dominar essas práticas.

Para que o alfabeto realmente ajude na compreensão do funcionamento da escrita, é preciso saber usá-lo. Isoladamente, ele não é nada além de uma lista de letras. Apenas mandar a garotada ler a sequência de A a Z não faz ninguém avançar na alfabetização. "Memorizar a ordem das letras é importante, mas esse saber deve ser acionado pelas crianças durante atividades de reflexão sobre a escrita", afirma Clélia Cortez, formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.

Atenção, porém, antes de produzir o alfabeto da classe. 

O alfabeto deve ter letras de imprensa, sem decorações

Ainda são muito comuns os modelos que trazem as letras de A a Z decoradas, com figuras cuja inicial é a letra em questão. Assim, o B, por exemplo, vem adornado por uma asa de borboleta, com um contorno que se mistura ao da letra. Não é o ideal, pois a associação com desenhos confunde a criança. 

"Nessa fase inicial de aprendizado, ela imita a escrita e ainda não consegue determinar com clareza o que é central e o que é periférico, o que realmente faz parte da letra e o que é somente um enfeite. 
Por isso, qualquer elemento supérfluo acaba sendo reproduzido", argumenta Regina Scarpa, coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA. 

O melhor é que o alfabeto seja composto de letras de imprensa maiúsculas, de contornos mais limpos e claramente identificáveis quando reunidos em palavras.

Depois que os pequenos já entenderam o que a escrita representa e como ela se organiza, aí, sim, você deve mostrar outros tipos de letra, como a de imprensa minúscula (o que vai ampliar a compreensão de livros, jornais, revistas e outros materiais impressos) e a cursiva maiúscula e minúscula (facilitando o contato com notas e bilhetes manuscritos e produções escolares). 

Novamente, essa etapa também pode se beneficiar da colaboração de um alfabeto pendurado na parede - dessa vez, um modelo um pouco mais sofisticado, com a letra maiúscula em destaque e os outros quatro tipos correspondentes logo abaixo.


CLIQUE AQUI E VEJA UM MODELO DE ALFABETO SIMPLES COM OS 4 TIPOS DE LETRAS.

VEJA MAIS MODELOS DE ALFABETOS. CLIQUE AQUI

Espero que tenham gostado!!! 
 Até a próxima!!
Leia Mais ››

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Mensagem: Persistir


Nem sempre é fácil superar o que lhe aconteceu e tentar realizar seus sonhos.
É necessário determinação, sem mencionar um senso de objetivo, esperança, fé e crença de que você tem muitos talentos e habilidades para compartilhar.
Se você escolher a atitude certa, a perspectiva adequada, pode superar qualquer desafio.
Persistir...essa é a regra 😉

Fiquem com Deus!!! 
Até a próxima!!
Leia Mais ››