Pesquisar este blog

domingo, 25 de fevereiro de 2024

Sequência didática: Adaptação, identidade e autonomia

Campos de experiência


O eu, o outro e o nós;  
Corpo gestos e movimentos;  
Traços, sons, cores e formas;  
Escuta, fala, escrita, pensamento e imaginação; 
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; 
Mundo social e natural- investigação, relação, transformação e preservação

Saberes e conhecimentos

Reconhecimento da existência do outro, como ser independente, com sentimentos, necessidades e desejos distintos dos seus, respeitando as diferenças de gênero, etnia, religião e de estrutura familiar;

Construção de uma imagem positiva de si, elevando sua autoconfiança e sua autoestima;

Apropriação de instrumentos e procedimentos relativos ao autocuidado, à organização, aprendendo a cuidar de si e valorizando atitudes relacionadas ao bem-estar, à saúde, à higiene, à alimentação, ao conforto, à segurança e à proteção do corpo.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Realizar ações de cuidado pessoal com crescente autonomia;

Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação;

Valorizar suas próprias características e do grupo, para construir boa autoestima e respeito diante da diversidade cultural;

Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive;

Realizar de forma autônoma ações de cuidado com o próprio corpo;

Conhecer ambientes, fatos históricos e diferentes contextos sociais, explorando os espaços da instituição e da comunidade

Etapas
Tempo previsto: 2 meses 

- 1ª etapa (período de ___ / ___  a ____ /  ___ )- Identidade e autonomia

- 2ª etapa (período de ____ /___ a ___ / ___  )- Corpo humano

- 3ª etapa (período de ____ /____ a ____/____)- Família

- 4ª etapa (período de ____ / ___ a ___ / ____)- Ambiente escolar


Propostas previstas

Conhecer a escrita do seu nome e as letras que compõe;

- Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;

- Compreender sua história, a história do outro e a compreensão do meio em que vive;

- Proporcionar a ampliação de histórias contadas e recontadas e seus diferentes tipos (contos, parlendas, rimas, receitas etc);

- Brincadeiras para conhecer o alfabeto/letras;

- Trabalhar o conhecimento de si e do outro com dinâmicas entendendo o seu espaço e respeitando o espaço do outro;

- Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir e ampliar seu conhecimento de mundo;

- Chamadinha com diversas canções; CLIQUE AQUI e veja ideias de como realizar a chamadinha.

- Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão através da produção artística: esculturas, desenhos, pinturas, garatujas, jogos, brincadeiras.

- Brincadeiras que trabalhe com partes do corpo, sensações;

- Bingo das letras e do nome;

- Trabalhar partes do corpo humano com recursos didáticos;

- Com imagens refletir sobre o seio familiar.

Recursos
Fichas com os nomes das crianças;
Fichas do alfabeto/ letras e números;
Cartolinas, papel pardo, recortes, imagens, canetinhas, lápis de cor, lápis grafite, tintas, giz de cera, cola, tesoura, folha sulfite, tinta guache.
Jogos Pedagógicos
Livros Paradidaticos diversos relacionados ao tema

 Espero que aproveitem as dicas!!! Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário