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sábado, 18 de fevereiro de 2023

A construção dos combinados da sala


Algumas orientações para a construção dos combinados:

- A atividade de construção de regras deve acontecer na primeira semana de aula.

- O professor não deve chegar à sala de aula com as regras já prontas, escritas em papel pardo e apresentar às crianças.

- As regras devem ser construídas coletivamente, para que todos discutam e se sintam responsáveis por elas. Detalhe! Todas as crianças têm o direito de opinar e devem ser incentivadas a isso.

- As regras devem ser fixadas na sala de aula, em lugar visível a todos os alunos.

- Não basta construir as regras. Devem ser retomadas, periodicamente, para que as crianças aprendam a avaliar o que foi combinado e o que está ou não acontecendo.

- Os professores devem destacar as regras que estão sendo cumpridas, elogiar a turma e levá-la a refletir sobre “o que faz com que essas regras sejam cumpridas”?

- Levantar as regras que não estão sendo cumpridas de modo geral e também levá-la a refletir sobre “o que faz com que essas regras não estejam sendo cumpridas”?

E o que fazer quando algumas crianças não cumprem as regras?

O professor é o gestor da sala de aula, a ele cabe conversar, por exemplo, separadamente da turma, com esses alunos que não estão acatando o que foi combinado. Penso que por meio do diálogo seja possível entender muitos comportamentos das crianças e, assim, ajudá-las.

Sempre apoio os professores, conversando com as crianças que estão desrespeitando as regras. Chamar os pais para conversar sobre a criança também pode ajudar bastante. O foco da conversa sempre é a importância de eles serem parceiros da escola e do professor, pois a nossa responsabilidade na formação das crianças é muito grande.

Mais que estabelecer regras ou “combinados” com as crianças, esta é uma prática social e de cidadania.  

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