Como escolher as poesias para trabalhar com as crianças?
A criança gosta de coisas bonitas e motivadoras, por isso poesias curtas e que apresentem rimas com as palavras são as preferidas.
Se forem acompanhadas de suspiros, gritos, sustos, enfim, qualquer tipo de encenação, com certeza chamarão a atenção.
O interessante nessa faixa etária é que o professor traga o material concreto para ilustrar a poesia.
Poesias que mexem com os sentimentos, que tratam de assuntos que as crianças entendem e vivam no seu cotidiano, assim como a dor, a tristeza, a felicidade, a amizade, a perda da mãe etc., podem ajudá-las a enfrentarem certos sentimentos que, as vezes, são tão difíceis de serem encarados e suportados.
Assim, a meu ver, o trabalho com poesia na educação infantil se torna muito importante, pois além de ajudá-los a enfrentar situações diversas, como se expressar por exemplo, também se torna uma aula divertida e atrativa às crianças. Além do mais, o trabalho com poesia gera muitos tipos de brincadeiras, por exemplo: adivinhar o que tem na caixa (ou sacola) surpresa; sequência de imagens relacionadas a poesia, dramatizações, enfim, o trabalho com rima, poesia, texto poético, em geral, desenvolve o gosto pela leitura, pois a criança o faz de forma descontraída e divertida.
Ao explorarem o vocabulário de diferentes e variadas poesias, as crianças estarão conhecendo novas palavras e aumentando sua possibilidades de expressão verbal. Precisamos de crianças leitoras e acima de tudo que sintam prazer em ler, assim é de grande importância que todos os professores de educação infantil deixe um momento de sua rotina para este tipo de atividade.
Deixo agora dica de alguns poetas que apresentam inúmeros poemas para as crianças: Cecília Meireles, Chico Buarque de Holanda, Elias José, José Paulo Paes, Sérgio Caparelli, Vinícios de Moraes.
Logo, postarei sugestões de atividades com poesias, rimas etc...
Que Deus abençoe e até a próxima postagem...