Pesquisar este blog

domingo, 16 de maio de 2021

Projeto Reconto

“É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas, com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência constitui-se pela ousadia dos que sonham e o conhecimento é a aventura pelo desconhecido em busca da terra sonhada”.  
                                                                                                    Rubem Alves




JUSTIFICATIVA

As histórias fazem parte da cultura dos indivíduos desde os primeiros anos de vida, contribuindo significativamente na formação de seu imaginário. A leitura oferece um prazer especial para a compreensão do mundo, o que a torna um recurso fundamental para a educação. O projeto reconto justifica-se por abrir um espaço para o aluno desenvolver o hábito e o gosto pela leitura. O ato de ler e interpretar pode tornar-se mais agradável quando aliado a práticas adequadas que estimulem os alunos no contato com o texto escrito.

OBJETIVOS

- Despertar emoções, através da atividade de cotação de histórias, incentivando o desenvolvimento da imaginação;

- Mostrar que leitura pode ser vista, sentida, falada, contada...

- Oportunizar às crianças diferentes maneira de ler,

- Conhecer diversos portadores textuais;

- Desenvolver a linguagem oral, escrita e habilidade de leitura;

- Identificar elementos do livro: personagens, cenário, desfecho, autor, editora, capa, título;
- Aperfeiçoar a criatividade para a narrativa;

- Comparar diferentes textos.

METODOLOGIA

A opção metodológica deste projeto estrutura-se de forma interdisciplinar, permitindo o intercâmbio de informações e buscando, através do lúdico, suscitar o imaginário, a argumentação e soluções de ideias a respeito de questões levantadas durante o desenvolvimento do mesmo.

PROGRAMAÇÃO

Escolher uma história divertida e montar uma sequencia de atividades 
para serem realizadas com as crianças... 

Exemplo:

Reconto do livro "O macaco Medroso"


1º DIA: A professora mostra a caixa surpresa e pede que os alunos tentem adivinhar o que tem dentro. Depois apresenta o cacho de bananas e continua questionando os alunos sobre o motivo da fruta na caixa. Após esta conversa informal, as crianças farão desenho das bananas.

2º DIA: Apresentação do livro, verificando aspectos da capa como: autor, editora, ilustração, cores, formas, título, etc. Os alunos irão reproduzir a capa do livro coletivamente e como atividade, eles deverão desenhar, em folha especial (entregue pela professora) o macaco da história.A professora irá recolher os desenhos feitos pelos alunos e pedir que escolham um nome para seus macacos.

3º DIA Na rodinha, a professora irá apenas folhear o livro, solicitando que os alunos verifiquem o que a imagem quer dizer. A professora registra as sugestões no cartaz ao lado da imagem da capa feita na aula anterior.

4º DIA: Faremos a leitura da primeira parte do livro e em seguida, o registro das partes principais no portifólio.

5º DIA: Faremos a leitura da segunda parte do livro e em seguida, o registro das partes principais no portifólio.

Na roda de conversa, com o dado das emoções, os alunos falaram sobre o que tem medo.
Assim reservar algumas aulas para a preparação do reconto. 
Não podemos prever a quantidade em função das idéias que irão surgir a cada roda de conversa com os alunos. 
A metodologia escolhida, bem como, os materiais utilizados para a elaboração do mesmo, serão estabelecidos com os alunos após a primeira etapa do projeto

CULMINÂNCIA

No final da produção do reconto, os alunos e a professora  farão a exposição do mesmo.

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá por meio de observação e será realizada durante todo o projeto, com o objetivo de verificar o interesse e a evolução das crianças, podendo sofrer alterações durante sua realização.

Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário