CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS ARTICULADOS: O eu, o outro e o nós
SABERES E CONHECIMENTOS: Apropriação de instrumentos e procedimentos relativos ao autocuidado, à organização, aprendendo a cuidar de si e valorizando atitudes relacionadas ao bem-estar, à saúde, à higiene, à alimentação, ao conforto, à segurança e à proteção do corpo
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Realizar, de forma autônoma, ações de cuidado com o próprio corpo relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
1º MOMENTO:
Em roda verbalizar sobre a higiene bucal, perguntar: Quem sabe o que é higiene bucal? Qual a sua importância? Deixar que expressem suas hipóteses brevemente. Depois, pergunte o que usamos para escovar os dentes e como fazemos. Deixe que a criança vá falando...
Apresentar imagem de boca ( ou algum fantoche sobre o tema) e com uma escova realizar a explicação de como deve ser feira a escovação.
Em um lugar adequado, disponibilizar para a criança a escova de dente e o creme dental. Finalizando a escovação, dê os parabéns, elogie que a boca da criança está limpa e livre dos bichinhos que sujam e machucam os dentes.
Após escovação, realizar atividade impressa, explicar que para fazer a nossa higiene, precisamos usar alguns objetos e pedir que eles observem todos os objetos na imagem e circule aqueles que usamos para higiene da nossa boca.
2º MOMENTO
Realizar contação de história do livro "E O DENTE AINDA DOIA"
Em seguida realizar conversa sobre a história. Quais animais aparecem na história? Deixá-los responder, escrevendo no quadro, identificando cada letra. Que cor é o jacaré? Quem escova os dentinhos depois das refeições e antes de dormir? Lembrar as crianças o quanto é importante cuidar dos nossos dentes e da nossa boca.
Explicar que agora realizaremos uma atividade em que irão desenhar e colar os dentes (milho de canjica branca) do jacaré.
Após terminarem a colagem, solicitar que contem quantos dentinhos (milhos) foram colados e registrem na folha.RECURSOS DIDÁTICOS: Luva de história, atividade xerocopiada, milho de canjica branca, cola
PAUTA DO OLHAR: Verificar se as crianças demonstram familiaridade com o material apresentado e habilidade para manuseá-lo.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário