Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Brincadeiras para a turminha


Vamos divertir a turminha????

DANÇA DO JORNAL
 O instrutor espalha folhas de jornal pelo chão da sala, em número igual ao de participantes no exercício. Depois coloca uma música de fundo e pede aos mesmos que andem aleatoriamente pela sala. Enquanto a música toca e os participantes caminham, o instrutor informa que realizará uma “brincadeira” semelhante à “dança das cadeiras”.
Alerta os mesmos de que as folhas espalhadas no chão substituirão as cadeiras, e que ao parar a música os mesmos deverão pisar em uma destas folhas para não serem “eliminados” da brincadeira. aqueles que forem “eliminados” deverão apresentar-se aos demais
( ou responder uma questão a ser sorteada ). 
O exercício segue à partir do momento em que o instrutor retira uma ou mais folhas do chão da sala, e faz uma pausa na música. isso ocorre repetidas vezes, até que reste somente um “vencedor”.
 A este é dada a oportunidade de escolher livremente sua forma de apresentar-se aos demais.

CIDADE IMAGINÁRIA

O instrutor informa aos participantes que eles irão “criar uma cidade”, da qual serão uma parte através da escolha de um objeto, local ou animal.
Importante ressaltar que nenhum participante pode se apresentar como sendo um ser humano.
Nesta apresentação os mesmos dirão aos demais o que gostariam de ser, e o porquê da escolha.

FÓSFORO
O instrutor forma um círculo com as cadeiras, distribuindo a um dos participantes ( escolhido aleatoriamente ou que seja voluntário ) uma caixa de fósforos. este participante deverá abrir a caixa e acender um fósforo, apresentando-se livremente para os demais durante o tempo em que a chama do fósforo estiver acesa. o palito deve ser apagado ( e a apresentação encerrada ) quando a chama se aproximar dos dedos do participante, ou quando este não tiver mais nada a dizer. as apresentações dos demais ocorrem na seqüência, sempre seguindo a mesma orientação. apresentação

CÍRCULO

O instrutor orienta os participantes a formar um círculo em pé, todos de mãos dadas.
A tarefa consiste em que o grupo todo consiga inverter a posição do círculo,
fazendo com que todos os seus integrantes fiquem “virados para fora”.
 Importante reforçar, na instrução, que nenhum participante poderá soltar as mãos ou ficar com estas torcidas, bem como desistir do exercício.
 O instrutor pode estimular o grupo com pequenas “dicas”,
caso este demonstre certa dificuldade em resolver o exercício.

LOBO
 CAÇADOR E VOVÓZINHA
O instrutor divide os participantes em 2 grupos,
 orientando-os a que escolham em segredo um destes personagens.
Informa que a cada personagem corresponde um tipo de movimento, que deverá ser imitado por todos os componentes do grupo assim que o instrutor determinar o início do exercício.
 Os mesmos deverão estar dispostos lado a lado com os integrantes do seu grupo, ficando de frente para os componentes do outro grupo. de acordo com a “combinação” dos personagens escolhidos poderá ocorrer empate, ou um dos grupos sairá vencedor.
 O exercício poderá ser repetido algumas vezes ( 3 a 5 rodadas ), sempre orientando os participantes a modificarem a escolha do personagem para “marcar pontos”

ATÉ A PRÓXIMA E FIQUEM COM DEUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário