Cooperação no lugar de competição.
Existem muitas brincadeiras nas quais apenas uma pessoa vence. É o caso da dança da cadeira, toca do coelho, etc. Que tal fazer algumas adaptações para que todos possam participar até o fim?
Estas brincadeiras exercitam outras condutas, como a percepção espacial, necessária para que a criança se adapte a um espaço menor, dividindo-o com outras pessoas.
As crianças se divertirão mais se estiverem livres da pressão da competição e, naturalmente, se aproximarão mais dos colegas, aprendendo a dividir o espaço com eles.
Na Educação Infantil, muitas crianças não compreendem bem o que é competição, por isso atividades de interação grupal são fundamentais. Muitos choram quando se sentem excluídos das brincadeiras e ficam insatisfeitos quando têm de esperar muito tempo até poderem voltar a brincar.
As noções de conscientização, socialização, companheirismo e solidariedade também é essencial.
Mescle atividades e perceba como as crianças ficam felizes quando todos são vencedores, independente das habilidades individuais e, ficam juntas até o fim.
Brincadeira: Todo mundo junto.
Coloque vários colchonetes no chão formando um círculo (a quantidade varia de acordo com o número de crianças, pode ser de dois a quatro, pois várias crianças sentarão em um mesmo colchonete). Peça para que todos se movimentem em roda, fora dos colchonetes. Você ou alguém do grupo canta uma música qualquer, quando a pessoa parar de cantar, todos devem se sentar em um dos colchonetes.
Na próxima rodada um colchonete é retirado e alguém começa a cantar novamente.
Na terceira rodada, tire mais um colchonete e repita o mesmo procedimento. Como não caberão mais todas as crianças nos colchonetes restantes, elas terão de se sentar no colo dos colegas.
Para finalizar, deixe somente um colchonete e, quando a música parar, todos deverão dar um jeito de se sentar.
Variação: Você pode repetir esta brincadeira com folhas de jornal espalhadas em um espaço livre. Coloque uma música e peça para as crianças andarem, desviando dos jornais. Quando o som parar, todos devem encostar uma parte do corpo solicitada por você em um jornal. A cada rodada retire uma folha até sobrar apenas uma (as crianças terão que encostar no mesmo jornal).
Autora: Ana Mello
Fonte: Revista Guia Prático para as professoras de Educação Infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário