Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Plano de aula: Parlenda – A galinha do vizinho

Esse plano de aula foi elaborado para minha turma de GRUPO 3 durante o isolamento social e será enviada para as crianças por meio grupo de Whats App criado para aulas On Line durante esse período. 


Galinha | Baixe Vetores, Fotos e arquivos PSD Grátis
Proposta do dia – Parlenda – A GALINHA DO VIZINHO 
MOTIVAÇÃO
             O que me leva a escolher essa proposta?
 Propor o trabalho com os números de 1 a 10 através da cantiga popular “A Galinha do Vizinho” oportunizando as crianças além de cantar, aprender de maneira lúdica e divertida sobre os números: contagem, representação gráfica e quantidade que o numeral representa.
HIPÓTESES DE CONQUISTAS DAS CRIANÇAS
O que espero que as crianças conheçam e descubram com essa proposta?
Número, contagem e quantificação numérica
Participação em brincadeiras que envolvam recitar a sequência numérica e a contagem de elementos.
Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência
 Quais campos de experiencias serão contemplados?
(    ) Eu, o outro e o nós
( x ) Escuta, fala, escrita, pensamento e imaginação
( x ) Corpo, gestos e movimento
( x ) Traço, sons, cores e formas
( x ) Espaço, tempo, quantidade, relações e transformação
(  ) Conhecimentos “Mundo Social e Natural: investigação, relação, transformação e preservação”
FUNDAMENTAÇÃO
Que estudos/ autores me deram suporte teórico a este fazer?
 Referencial  curricular REME
 PREVENDO A AÇÃO
Tempo: As orientações da atividade serão encaminhadas no período da aula - vespertino
Duração Prevista: a atividade terá duração de acordo com o interesse dos participantes
Espaço a ser utilizado: cômodo da casa ou quintal
Materiais que serão utilizados: vídeo e imagens da parlenda, aparelho para ouvir a música, e fotografar ou filmar, caderno de atividades impressos
Folha de Atividade? ( X  ) Sim       (  )  Não
Organização do espaço: Um cômodo da casa onde tenha espaço para que a criança possa se expressar dançando
 ESTRUTURA DA PROPOSTA
Introdução da atividade 
Enviar no grupo uma saudação de início da aula.
Em seguida, enviar orientação quanto a atividade, explicando que para esta atividade precisaremos assistir um vídeo.
Enviar então vídeo da parlenda, gravado pela professora.
Solicitar que as crianças façam uma ilustração da parlenda, desenhando a quantidade até 10.
Explicar que para aqueles que imprimiram o caderno de atividades, tem a atividade para realizarem com as crianças.
 Minha intervenção durante as experiências
Considerando ser fundamental a participação das famílias, solicitar via mensagem escrita que elas incentivem as crianças nas atividades.  Pedir que apresentem o vídeo incentivando as crianças a realizarem a contagem nos dedinhos conforme a parlenda.
        Finalização da proposta
Solicitar aos pais que tirem foto durante a atividade e envie no grupo
HIPÓTESES DE INTERVENÇÃO
O que espero que aconteça e como penso mediar a situação.
Não ocorra interação no grupo por parte dos pais ou responsáveis.
Mandar mensagem explicando a importância da participação durante as atividades propostas.
 PAUTA DO OLHAR
·         Participação e interação durante o momento da aula, e observação e registro das fotos enviadas pelos pais.
 ANEXOS
Vídeo:

Atividade:

Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário