Esse plano de aula foi elaborado para minha turma de GRUPO 3 durante o isolamento social e será enviada para as crianças por meio grupo de Whats App criado para aulas On Line durante esse período.
Proposta do dia – Parlenda – A GALINHA DO VIZINHO
MOTIVAÇÃO
O que me
leva a escolher essa proposta?
HIPÓTESES
DE CONQUISTAS DAS CRIANÇAS
O
que espero que as crianças conheçam e descubram com essa proposta?
Número,
contagem e quantificação numérica -
Participação em brincadeiras que envolvam recitar a
sequência numérica e a contagem de elementos.
Relacionar
números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o
entre em uma sequência
( ) Eu,
o outro e o nós
( x ) Escuta, fala,
escrita, pensamento e imaginação
( x ) Corpo, gestos e
movimento
( x ) Traço, sons,
cores e formas
( x ) Espaço, tempo,
quantidade, relações e transformação
( ) Conhecimentos “Mundo Social e Natural:
investigação, relação, transformação e preservação”
FUNDAMENTAÇÃO
Que
estudos/ autores me deram suporte teórico a este fazer?
Referencial curricular REME
Tempo: As orientações da
atividade serão encaminhadas no período da aula - vespertino
Duração Prevista:
a atividade terá duração de acordo com o interesse dos participantes
Espaço a ser utilizado:
cômodo da casa ou quintal
Materiais que serão utilizados: vídeo
e imagens da parlenda, aparelho para ouvir a música, e fotografar ou filmar,
caderno de atividades impressos
Folha de Atividade? (
X ) Sim ( ) Não
Organização do espaço: Um
cômodo da casa onde tenha espaço para que a criança possa se expressar dançando
Introdução
da atividade
Enviar no grupo uma
saudação de início da aula.
Em seguida, enviar
orientação quanto a atividade, explicando que para esta atividade precisaremos assistir
um vídeo.
Enviar então vídeo da
parlenda, gravado pela professora.
Solicitar que as
crianças façam uma ilustração da parlenda, desenhando a quantidade até 10.
Explicar que para
aqueles que imprimiram o caderno de atividades, tem a atividade para realizarem
com as crianças.
Considerando ser fundamental a participação das
famílias, solicitar via mensagem escrita que elas incentivem as crianças nas
atividades. Pedir que apresentem o vídeo
incentivando as crianças a realizarem a contagem nos dedinhos conforme a parlenda.
Finalização
da proposta
Solicitar
aos pais que tirem foto durante a atividade e envie no grupo
HIPÓTESES
DE INTERVENÇÃO
O
que espero que aconteça e como penso mediar a situação.
Não ocorra interação no grupo por parte dos pais ou
responsáveis.
Mandar mensagem explicando a importância da
participação durante as atividades propostas.
·
Participação e interação
durante o momento da aula, e observação e registro das fotos enviadas pelos
pais.
ANEXOS
Vídeo:
Atividade:
Até a próxima...
Nenhum comentário:
Postar um comentário