Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Reflexão...

A mente apaga registros duplicados

O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos.

Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio..... você começará a perder a noção do tempo.

Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea.

Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol.

Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar:

Nosso cérebro é extremamente otimizado.

Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.

Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia.

Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade.

Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo.

É quando você se sente mais vivo.

Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e 'apagando' as experiências duplicadas.

Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente.

Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo.

Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo.

Como acontece?
Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); O cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa , no lugar de repetir realmente a experiência).

Ou seja, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa são apagados de sua noção de passagem do tempo.

Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida.

Conforme envelhecemos as coisas começam a se repetir - as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações, -.... enfim... as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo.

Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década.
Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a... ROTINA

A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.

Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M (Mude e Marque).

Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos.

Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.

Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para eles, e para você (marcando o evento e diferenciando o dia).

Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais.

Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe do aniversário de formatura de sua turma, visite parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova, tirada de um livro novo.

Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça diferente.

Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes.

Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes.

Seja diferente.

Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos... em outras palavras... V-I-V-A. !!!

Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo.

E se tiver a sorte de estar casado(a) com alguém disposto(a) a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais
v-i-v-o... do que a maioria dos livros da vida que
existem por aí.

Cerque-se de amigos.

Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes, com religiões diferentes e que gostam de comidas diferentes.

Enfim, acho que você já entendeu o recado, não é?

Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida.

E S CR EVA em tAmaNhos diFeRenTes e em CorES di fE rEn tEs !

CRIE, RECORTE, PINTE, RASGUE, MOLHE, DOBRE, PICOTE, INVENTE, REINVENTE...

V I V A !!!!!!!!

Por Airton Luiz Mendonça (Artigo do jornal O Estado de São Paulo)
Leia Mais ››

Preparando meu Bullet Journal de Fevereiro

Leia Mais ››

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Dica de filme - Como estrelas na terra – toda criança é especial


O filme ‘Como estrelas na terra – toda criança é especial’ conta a história de uma criança que sofre com dislexia e não é compreendida pelos professores e pais.

Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de reprovar novamente. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção.
Inesperadamente, um professor substituto de artes percebe que há algo de errado com Ishaan e ao descobrir que o garoto era disléxico, coloca em prática um plano para resgata-lo. Assim, com uma abordagem inovadora e cheia de carinho, Ishaan Awasthi supera grandes desafios e consegue aprender

Este filme mudou minha visão sobre muita coisa... ele nos obriga a repensarmos o nosso papel enquanto educadores, além de nos dar subsídios para que pensemos infinitamente sobre os problemas e as potencialidades presentes no espaço escolar.

#educacao #educacaoinfantil #educaçãoinfantil #professor #professora #professores #prof #pedagogia #pedagogiaporamor #pedagogiainfantil #pedagoga #vidadeprofessor #filme #comoestrelasnaterra #dicasdefilmes #dicas
 

Leia Mais ››

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Tendências Pedagógicas








 Você conhece as Tendências Pedagógicas?

O conhecimento dessas tendências e perspectivas de ensino por parte dos professores é fundamental para a realização de uma prática docente realmente significativa, que tenha algum sentido para o aluno, pois tais tendências objetivam nortear o trabalho do educador, ajudando-o a responder a questões sobre as quais deve se estruturar todo o processo de ensino, tais como: o que ensinar? Para quem? Como? Para quê? Por quê?

Leia Mais ››

As Tendências Pedagógicas

 As tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas.

 A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. 

Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual. 

Com isso as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, já que, a escola não leva em consideração as desigualdades sociais

Existem quatro tendências pedagógicas liberais:

Tradicional

Tem como objetivo a transmissão dos padrões, normas e modelos dominantes. Os conteúdos escolares são separados da realidade social e da capacidade cognitiva dos alunos, sendo impostos como verdade absoluta em que apenas o professor tem razão. Sua metodologia é baseada na memorização, o que contribui para uma aprendizagem mecânica, passiva e repetitiva.

Renovada

A educação escolar assume o propósito de levar o aluno a aprender e construir conhecimento, considerando as fases do seu desenvolvimento. Os conteúdos escolares passam a adequar-se aos interesses, ritmos e fases de raciocínio do aluno. Sua proposta metodológica tem como característica os experimentos e as pesquisas. O professor deixa de ser um mero expositor e assume o papel de elaborar situações desafiadoras da aprendizagem. A aprendizagem é construída através de planejamentos e testes. O professor passa a respeitar e a atender as necessidades individuais dos alunos.

Renovada não-diretiva

Há uma maior preocupação com o desenvolvimento da personalidade do aluno, com o autoconhecimento e com a realização pessoal. Os conteúdos escolares passam a ter significação pessoal, indo ao encontro dos interesses e motivação do aluno. São incluídas atividades de sensibilidade, expressão e comunicação interpessoal, acentuando-se a importância dos trabalhos em grupos. Aprender torna-se um ato interno e intransferível. A relação professor-aluno passa a ser marcada pela afetividade.

Tecnicista

Enfatiza a profissionalização e modela o individuo para integrá-lo ao modelo social vigente, tecnicista. Os conteúdos que ganham destaque são os objetivos e neutros. O professor administra os procedimentos didáticos, enquanto o aluno recebe as informações. O educador tem uma relação profissional e interpessoal com o aluno.

Já as tendências pedagógicas progressistas analisam de forma critica as realidades sociais, cuja educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social, explicando o papel do sujeito como um ser que constrói sua realidade. Ela assume um caráter pedagógico e político ao mesmo tempo. É divida em três tendências:

Libertadora

O papel da educação é conscientizar para transformar a realidade e os conteúdos são extraídos da pratica social e cotidiana dos alunos. Os conteúdos pré-selecionados são vistos como uma invasão cultural. A metodologia é caracterizada pela problematizarão da experiência social em grupos de discussão. A relação do professor com o aluno é tida como horizontal em que ambos passam a fazer parte do ato de educar.

Libertária

A escola propicia praticas democráticas, pois acredita que a consciência política  resulta em conquistas sócias. Os conteúdos dão ênfase nas lutas sociais, cuja metodologia é está relacionada com a vivência grupal. O professor torna-se um orientador do grupo sem impor suas idéias e convicções.

Crítico-social dos conteúdos

A escola tem a tarefa de garantir a apropriação critica do conhecimento cientifico e universal, tornando-se uma arma de luta importante. A classe trabalhadora deve apropriar-se do saber. Adota o método dialético, esse que é visto como o responsável pelo confronto entre as experiências pessoais e o conteúdo transmitido na escola. O educando participa com suas experiências e o professor com sua visão da realidade.

Referências bibliográficas:

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítica-social dos conteúdos. 8. ed. São Paulo: Loyola, 1989.

SAVIANI. Dermeval. Escola e democracia. 31 ed. Campinas: Autores Associados, 1997.

Leia Mais ››

sábado, 22 de janeiro de 2022

Alfabeto 4 letras simples

Ótimo modelo para montar painel...



























Leia Mais ››

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Refletindo sobre planejamento

Olá amigos professores, que tal iniciar o ano fazendo uma reflexão crítica sobre sua função e seus objetivos enquanto educador.

 Mais um ano se inicia e, com vontade de conquistar os objetivos não alcançados no ano que findou, você pensa no que pode ser feito para melhorar em sua função no ano que começa.

Esse é o período ideal para uma reflexão de nosso trabalho e traçarmos metas para os próximos meses. É comum que professores em geral façam
esta auto-avaliação antes de voltarem a lecionar.

As perguntas que são feitas giram em torno de “como fazer”
ou, ainda, de “ como irei conseguir chegar àquele aluno?”.

Temos o costume de propormos a nós mesmos grandes mudanças, de traçar altas metas, mas, antes de tomar qualquer decisão, não devemos esquecer de consultar o melhor e mais digno de todos os mestres: Jesus Cristo. 

Tire um tempo para rever a sua atuação de professor(a) em sua sala de aula, para que possa organizar suas idéias. 


Entende-se que o planejamento é um conjunto coordenado e organizado de ações que visam a alcançar a realização de determinados objetivos.

É um ato em que realizamos uma previsão do que se deseja realizar,  podendo ser criado em determinado tempo, executado e reformulado em outro, mas esse planejamento deve estar pautado na realidade de cada região.

 Deve-se tornar o planejamento de fácil compreensão, não esquecendo de levar em conta a realidade para, a partir daí, iniciar a fase de preparação, em que se deve determinar os objetivos, seleção e organização dos assuntos,  os procedimentos de ensino, dos recursos, e dos procedimentos de avaliação.

Após definido isso, deve-se colocar em prática o plano em ação,
ou seja, desenvolvê-lo. Logo após o desenvolvimento, passa-se para a última fase, a de aperfeiçoamento, que consiste na avaliação, feedback(retorno) e replanejamento. 

O planejamento, então, deve estar de acordo com o nível dos educandos, relacionado os conteúdos, os conhecimentos próprios e a realidade de forma a criar novos conhecimentos que auxiliem à vida cotidiana do educando.
Ao planejar, pense no futuro, o que você quer alcançar.
Além disso, ouça os seus alunos, consulte-os, aceite a sugestão do seu grupo.
Afinal, são eles os mais importantes nesse processo.

Texto retirado da revista "Ensinador Cristão nº37
Leia Mais ››

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Como montar um Bullet Journal?


Olá, ja falamos aqui no blog um pouco sobre esse tema e também ja compartilhei com vocês fotos dos meus bujos, você pode ver os posts clicando AQUI

Hoje resolvi compartilhar um texto explicativo simples de como montar o seu bujo 
passo a passo numerando as seções.

"O Bullet Journal é um sistema analógico criado para registrar o passado, 
organizar o presente e planejar o futuro."  
 Ryder carrol, inventor do Bullet Journal

1- REGISTRO FUTURO

Utilize o Plano Anual para anotar eventos que ocorrerão nos meses seguintes.

2- REGISTRO MENSAL

Aqui é onde você organiza seu mês.
Utilize o calendário para escrever eventos e tarefas e/ou registre uma nota de um marco importante do mês. Anote o principal objetivo que você deseja realizar esse mês.

3- REGISTRO DIÁRIO

Esse é usado para o dia a dia. 
Compromissos, tarefas, registros rápidos, notas conforme acontecem...

4- COLEÇÕES

Coleções podem tomar qualquer forma e podem ser mais que listas, pode colocar seus hábitos, ideias e pensamentos, conquistas e gratidão e utilizar o check list para fazer diversos tipos de lista...

5- REGISTROS RÁPIDOS

Essa é a forma que você irá registrar as suas anotações, também conhecidos como Bullets ou chaves.
São dividos em 3 categorias:

TAREFAS ( • Tarefa  X Tarefa concluida  >Tarefas adiada  < Tarefa reprogramada  Tarefas cancelada )

EVENTOS (  o Eventos )

NOTAS (  - Notas )

Crie destaques para os bullets conforme a sua necessidade.
* Prioridade
! Referêencia 

 Estes são colocados a esquerda de cada tarefa quando você quiser destacá-la.

Querem ver como ficou o meu bujo de 2022 ??



Espero que tenham gostado das dicas.
 Até a proxima!!
Leia Mais ››

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Meu bullet journal de janeiro

Leia Mais ››

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Novo ano, nova turma, nova adaptação

O educador num processo de adaptação à nova turma, seus pais e antigos educadores

Cândida Bertolini
Mirian de S. L. Oliveira

Não somos os primeiros educadores. Todo ano recebemos um grupo de crianças que frequentou o berçário no ano anterior. Isso gera uma série de questionamentos em nós.
O que sentimos quando as crianças preferem os educadores do ano anterior? Como fazer para que os paus confiem em nós, já que estes têm um vínculo estabelecido com outros educadores? Como respeitar as diferenças que existem entre um educador  e outro? Como elaborar a aceitação ou a rejeição de alguns pais?
Buscando responder a essas questões, paramos um pouco para pensar na adaptação de educadores, crianças e pais.
Adaptação não é algo estático. Adaptação é um processo de mudança, desenvolvimento. É estar atento às novas necessidades.
Cheios de dúvidas, nós, os novos educadores e os pais, vivenciamos algumas vezes aborrecimentos e chateações. Mas conforme as crianças vão estabelecendo vínculo conosco vão sendo amenizados.
Muitas mudanças ocorrem para as crianças. Exploração de um novo espaço e objetos, refeições nas mesinhas do refeitório e não mais nos caldeirões... Desafiamos todos a caminhar, depois investimos no desenvolvimento dessa atividade, até iniciar pequenas corridas. Quanto a comunicação, temos que aprender a decifrar as primeiras palavras e os gestos que comunicam frases inteiras, para aos poucos ir estimulando as crianças ao desenvolvimento da fala.
No segundo semestre, as crianças já mudaram muito. Comem com autonomia quase total e usam copinhos para beber o suco e o leite. Correm para o viveiro quando anunciamos que vamos visitar os patos. Cantam e constroem pequenas frases. Trocam abraços e sorrisos conosco. O trabalho é compensado pelas confidências estabelecidas.
O processo de adaptação exige de nós reflexão e atenção aos nossos sentimentos. As crianças e seus pais, que já estavam frequentando a creche no ano anterior, pareciam adaptados. Mas observando os conflitos diante da nova situação, confirmamos o fato de que a adaptação é um processo constante, que precisa ser avaliado a cada ano, com as novas crianças e famílias, ou seja, em cada remanejamento da turma.



Texto extraído do Livro: ROSSETI-FERREIRA, Maria Clotilde (org). Fazeres na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 1998. Páginas 132-136.
Leia Mais ››

domingo, 2 de janeiro de 2022

Início 2022

OLÁ AMIGOS E SEGUIDORES...

   Estamos em um novo ano e com certeza teremos novos desafios e 
novas aprendizagens em mais um ano letivo...

     O blog PROFESSORA CLAUDIA  OLIVEIRA deseja à todos muito sucesso, perseverança e entusiasmo para prosseguir sempre  mesmo diante os obstáculos que possam vir a surgir em sua caminhada...

     
 Sabemos que são nos tropeços da vida que e crescemos aprendendo com cada escolha feita...

E lembre-se " tudo o que nos propormos a fazer... que possamos fazer com amor!


 E que venha 2022 com muitas e muitas novas idéias...


UM GRANDE ABRAÇO
E NÃO ESQUEÇAM DE DEIXAR UM COMENTÁRIO, 
POIS ELE AJUDARÁ NO NOSSO CRESCIMENTO..!!!!!

Beijinhos estalados
 Profª Claudia
Leia Mais ››