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terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Campos de experiências na BNCC

 Você viu que a BNCC organiza as aprendizagens em torno de campos de experiência.

 Mas você sabe porquê?




Os campos de experiência compõem-se como um arranjo ou organização curricular interdisciplinar por natureza. Têm como objetivo principal oportunizar às crianças a significação dos saberes e conhecimentos propostos na Educação Infantil, garantindo os direitos de aprendizagem e a vivência plena da infância. Essa proposta curricular permite o protagonismo da criança na construção do conhecimento ao orientar experimentações e experiências, habilidades e competências, e não conteúdos e informações.

Há quem compreenda que o campo de experiência é uma metodologia que implica criar determinados espaços com materiais específicos para as experiências que as crianças poderão viver. 

No entanto, essa é, ainda, uma ideia muito geral que pode ser referenciada em inúmeras outras metodologias já consagradas pelos estudos na área da Pedagogia. 

Seria muito estranho se assim fosse, pois requereria considerar a imposição de uma metodologia para todas as crianças, nos mais diferentes contextos da Educação Infantil no Brasil, o que seria, de fato, uma tarefa impossível e pouco efetiva. 

O outro erro que essa ideia evoca é a crença de que seria possível e desejável determinar a experiência dos sujeitos: as experiências são sempre elaborações complexas e singulares de sujeitos.

O campo de experiência não se resume a uma metodologia; trata-se, antes, de um conceito articulador de conteúdos em uma proposta curricular que leva em conta a centralidade do sujeito e a sua experiência.

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