O processo de alfabetização começa muito antes do conhecimento das letras e palavras, ele começa nas atividades que envolvem movimentos de mãos e dedos.
Grande parte das crianças gostam de brincar de massinha. Agora imagina as próprias crianças preparando? Quanta autonomia e desenvolvimento! Tenho certeza que será uma grande diversão.
Agora é só colocar a mão na massa e dar asas para a imaginação.
Vamos a receita:
Ingredientes:
2 copos de farinha de trigo
1/2 Copo de água
2 dedos de óleo de cozinha
2 dedos de vinagre
Corante alimentício
Modo de Preparo:
Em um recipiente misture todos os ingredientes e amasse bem até ficar boa para modelar.
Deixo aqui uma observação para caso ocorra da massa ficar grudenta, acrescente aos poucos mais farinha de trigo para que possa dar o ponto da massinha.
Todos os ingredientes são comestíveis, então se a criança levar a massinha até a boca, não tem problema.
Algumas Sugestões de Atividades:
As crianças podem explorar a massinha de forma livre, podendo também enriquecer esta atividade com palitos de picolé, forminhas, tesouras (sem ponta) e até mesmo, potinhos, panelinhas, forminhas de brigadeiro, entre outras peças e brinquedos. Só fique atento a idade da criança e objetos oferecidos para que esteja de acordo com sua faixa etária e que ela assim possa e consiga manusear.
Ofereça ou convide as crianças a pesquisar objetos que podem deixar marcas como pente, régua, alguns brinquedos. Desta forma as crianças poderão explorar diferentes texturas, etc.
Também podem ser propostas atividades cuja modelagem possui uma temática como criarem animais, casas, carros, dando inicio a uma história.
Atividade de chamada, as crianças podem modelar as letrinhas do seu nome com ou sem o auxílio de fichas.
A matemática também entra nesta brincadeira e estímulo, onde a professora pode pedir para a criança modelar o número relacionado a quantidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário