Pode - se destacar algumas orientações básicas para contar histórias:
1. Escolha histórias cujo tema faça parte do universo infantil (que despertem o interesse das crianças)
2. Incentive as crianças diariamente, contando pequenas histórias sem mesmo ter o livro nas mãos.
3. Use entonação de voz atraente, sem exageros, faça suspense, faça drama, se emocione, expresse sua opinião sobre o tema e dê oportunidade para que a criança também apresente sua opinião.
4. Enriqueça a narração com ruídos (onomatopéias) como miau! Au! Au! . Evite cacoetes como: aí... então... entenderam... não é?
5. Use recursos gestuais para enriquecer a contação.
6. As crianças adoram que se conte a mesma história varias vezes. Se preciso, repita as histórias para que as crianças possam apropriar-se delas
7. Pense em locais para além da sala para contra histórias, ambientes diferenciados como num gramado, debaixo de uma arvore, tornam o momento mais agradável . O importante é garantir que todas as crianças estejam confortáveis e possam visualizar o professor
8. Conheça o texto da história, o ideal é que conte a história com suas próprias palavras. Para isso é importante que ele preparar-se para apresentar a história, principalmente se for fazer uso de objetos, caixas de história, fantoches ou qualquer outro apoio para a contação.
9. Crie suspense sobre a história a ser contada, despertar a curiosidade em seus alunos para envolve-los
10. Preserve a atenção das crianças no local em que a história está sendo contada. (muito barulho, pessoas estranhas interrompendo, etc.).
11. Envolva as crianças e buscando a participação delas fazendo questionamentos de forma que elas possam interagir com a história que está sendo contada.
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário