Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Plano de aula - Boliche

PROPOSTA – JOGO E DESENHO

CAMPOS DE EXPERIENCIAS ARTICULADOS

(    ) O eu, o outro e o nós

( X ) Corpo, gestos e movimentos

( X ) Traços, sons, cores e formas

(    ) Escuta, fala, escrita, pensamento e imaginação

( X ) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

(    ) Mundo social e natural - investigação, relação, transformação e preservação

SABERES E CONHECIMENTOS

Experimentação de situações (jogos, brincadeiras, práticas esportivas, dança, mímica, teatro) que ampliem a consciência das potencialidades e limites do corpo (força, velocidade, resistência, agilidade, equilíbrio, flexibilidade, percepção espacial e de lateralidade).

Desenvolvimento de uma sensibilidade mais investigativa e observadora não preconceituosa nas produções artísticas.

Compreensão da função social e cultural do número e a utilização da sequência numérica verbal e escrita, a partir das práticas cotidianas e em diferentes contextos.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

(CG.EI03CG02.s) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades

(CG.EI03TS02.s) Expressar-se livremente, por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais

(CG.EI03ET07a.d) Apropriar-se de estratégias de contagem, de jogos, de brincadeiras e de resolução de problemas matemáticos do seu cotidiano.

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS

RODA DE CONVERSA:

Em roda de conversa explicar as crianças que faremos uma brincadeira e apresentar os materiais que utilizaremos – boliche

Explicar que jogaremos e em seguida realizaremos a ilustração da brincadeira

ATIVIDADE

Ir chamando para que possam jogar e conforme forem jogando pegarão a folha para o desenho da brincadeira 

Cada um terá três chances de jogar

Importante comemorar sempre que a criança acertar  

         Orienta-los a desenhar completando toda a folha e colorindo os pinos do boliche que conseguiram derrubar

RECURSOS DIDÁTICOS: boliche papel sulfite lápis de cor

PAUTA DO OLHAR: Experimentação de marcas gráficas – Verificar como elas demonstram familiaridade com o material apresentado e habilidade para manuseá-lo enquanto fazem suas produções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário