Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Como montar um Bullet Journal?


Olá, ja falamos aqui no blog um pouco sobre esse tema e também ja compartilhei com vocês fotos dos meus bujos, você pode ver os posts clicando AQUI

Hoje resolvi compartilhar um texto explicativo simples de como montar o seu bujo 
passo a passo numerando as seções.

"O Bullet Journal é um sistema analógico criado para registrar o passado, 
organizar o presente e planejar o futuro."  
 Ryder carrol, inventor do Bullet Journal

1- REGISTRO FUTURO

Utilize o Plano Anual para anotar eventos que ocorrerão nos meses seguintes.

2- REGISTRO MENSAL

Aqui é onde você organiza seu mês.
Utilize o calendário para escrever eventos e tarefas e/ou registre uma nota de um marco importante do mês. Anote o principal objetivo que você deseja realizar esse mês.

3- REGISTRO DIÁRIO

Esse é usado para o dia a dia. 
Compromissos, tarefas, registros rápidos, notas conforme acontecem...

4- COLEÇÕES

Coleções podem tomar qualquer forma e podem ser mais que listas, pode colocar seus hábitos, ideias e pensamentos, conquistas e gratidão e utilizar o check list para fazer diversos tipos de lista...

5- REGISTROS RÁPIDOS

Essa é a forma que você irá registrar as suas anotações, também conhecidos como Bullets ou chaves.
São dividos em 3 categorias:

TAREFAS ( • Tarefa  X Tarefa concluida  >Tarefas adiada  < Tarefa reprogramada  Tarefas cancelada )

EVENTOS (  o Eventos )

NOTAS (  - Notas )

Crie destaques para os bullets conforme a sua necessidade.
* Prioridade
! Referêencia 

 Estes são colocados a esquerda de cada tarefa quando você quiser destacá-la.

Querem ver como ficou o meu bujo de 2022 ??



Espero que tenham gostado das dicas.
 Até a proxima!!
Leia Mais ››

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Meu bullet journal de janeiro

Leia Mais ››

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Novo ano, nova turma, nova adaptação


O educador num processo de adaptação à nova turma, seus pais e antigos educadores

Cândida Bertolini
Mirian de S. L. Oliveira

Não somos os primeiros educadores. Todo ano recebemos um grupo de crianças que frequentou o berçário no ano anterior. Isso gera uma série de questionamentos em nós.
O que sentimos quando as crianças preferem os educadores do ano anterior? Como fazer para que os paus confiem em nós, já que estes têm um vínculo estabelecido com outros educadores? Como respeitar as diferenças que existem entre um educador  e outro? Como elaborar a aceitação ou a rejeição de alguns pais?
Buscando responder a essas questões, paramos um pouco para pensar na adaptação de educadores, crianças e pais.
Adaptação não é algo estático. Adaptação é um processo de mudança, desenvolvimento. É estar atento às novas necessidades.
Cheios de dúvidas, nós, os novos educadores e os pais, vivenciamos algumas vezes aborrecimentos e chateações. Mas conforme as crianças vão estabelecendo vínculo conosco vão sendo amenizados.
Muitas mudanças ocorrem para as crianças. Exploração de um novo espaço e objetos, refeições nas mesinhas do refeitório e não mais nos caldeirões... Desafiamos todos a caminhar, depois investimos no desenvolvimento dessa atividade, até iniciar pequenas corridas. Quanto a comunicação, temos que aprender a decifrar as primeiras palavras e os gestos que comunicam frases inteiras, para aos poucos ir estimulando as crianças ao desenvolvimento da fala.
No segundo semestre, as crianças já mudaram muito. Comem com autonomia quase total e usam copinhos para beber o suco e o leite. Correm para o viveiro quando anunciamos que vamos visitar os patos. Cantam e constroem pequenas frases. Trocam abraços e sorrisos conosco. O trabalho é compensado pelas confidências estabelecidas.
O processo de adaptação exige de nós reflexão e atenção aos nossos sentimentos. As crianças e seus pais, que já estavam frequentando a creche no ano anterior, pareciam adaptados. Mas observando os conflitos diante da nova situação, confirmamos o fato de que a adaptação é um processo constante, que precisa ser avaliado a cada ano, com as novas crianças e famílias, ou seja, em cada remanejamento da turma.



Texto extraído do Livro: ROSSETI-FERREIRA, Maria Clotilde (org). Fazeres na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 1998. Páginas 132-136.
Leia Mais ››

domingo, 2 de janeiro de 2022

Início 2022

OLÁ AMIGOS E SEGUIDORES...


   Estamos em um novo ano e com certeza teremos novos desafios e 
novas aprendizagens em mais um ano letivo...

     O blog PROFESSORA CLAUDIA  OLIVEIRA deseja à todos muito sucesso, perseverança e entusiasmo para prosseguir sempre  mesmo diante os obstáculos que possam vir a surgir em sua caminhada...

     
 Sabemos que são nos tropeços da vida que e crescemos aprendendo com cada escolha feita...

E lembre-se " tudo o que nos propormos a fazer... que possamos fazer com amor!


 E que venha 2022 com muitas e muitas novas idéias...


UM GRANDE ABRAÇO
E NÃO ESQUEÇAM DE DEIXAR UM COMENTÁRIO, 
POIS ELE AJUDARÁ NO NOSSO CRESCIMENTO..!!!!!

Beijinhos estalados
 Profª Claudia
Leia Mais ››

sábado, 4 de dezembro de 2021

Meu Bullet Journal para o mês de Dezembro

Leia Mais ››