O artista plástico Ivan Cruz, pinta a sua primeira tela que deu origem ao Projeto “Brincadeiras de Criança”, na Praça Porto Rocha – Cabo Frio com o tema – “Crianças Brincando na Praça”.
A partir desta tela seus dias foram dedicados para o resgate do mundo lúdico, que a era da computação está ocupando.
O direito e a importância do brincar:
O direito à infância é o direito ao brincar, que possibilita a construção de uma identidade infantil autônoma, cooperativa e criativa, inscrevendo o indivíduo na ordem do simbólico e da cultura.
Compreendendo o brincar como um universal que está ligado a qualquer tipo de civilização, pesquisas realizadas com crianças em idade pré-escolares demonstram que a brincadeira contribui para o desenvolvimento mental, pois, através do brincar se processa a organização do sujeito, o desenvolvimento da linguagem, o aprendizado, a exploração e conhecimento do mundo, mediados pela ação do adulto.
Considerando que brincar é primordial à saúde física, mas principalmente ao desenvolvimento emocional e intelectual do sujeito; que é brincando que se proporciona o reequilíbrio das emoções e a necessidade de conhecer e reinventar.
Fundamentos Teóricos – Conceito de brincar:
Brincar é uma forma básica de comunicação infantil na qual as crianças inventam o mundo e elaboram os impactos exercidos pelos outros. Quando isto não acontece, pode ser um indicador de psicopatologia.
O termo brincar origina-se do latim vínculo, que quer dizer laço, união, tendo uma especificidade que não se encontra nas línguas estrangeiras: os verbos spielen (alemão), to play (inglês), jouer (Francês) e jugar (espanhol) que significam tanto brincar quanto jogar e também são usados para definir outras atividades como a interpretação teatral ou musical.
O termo latino ludos é de maior amplitude, pois se remete às brincadeiras, aos jogos de regras, às competições, à recreação e às representações teatrais e litúrgicas. Dele deriva para o português o termo lúdico, que quer dizer aquilo que se refere tanto ao brincar quanto ao jogar.
O jogo é objeto de estudo das mais diversas ciências como Pedagogia, Psicologia, a Sociologia, a Psicanálise e Antropologia.
Objetivo:
- Dar as crianças noção de arte através dos quadros e/ou esculturas e/ou gravuras e/ou desenhos e/ou aquarelas expostas criando a sensibilidade para a apreciar e fazer arte;
- Incentivar a prática de jogos infantis, brincadeiras lúdicas e saudáveis;
- Trabalhar a idéia da confecção dos seus próprios brinquedos;
- Ensinar o “brincar conjunto” para alimentar o convívio social;
- Incentivar a reciclagem e mostrar as brincadeiras anti-ecológicas;
- Despertar a imaginação;
- Resgatar de forma lúdica e artística, a história das brincadeiras e os valores sociais, que estão sendo esquecidas na sociedade técnico-urbana dos dias atuais;
- Incentivar a prática de jogos infantis, brincadeiras lúdicas e saudáveis;
- Trabalhar a idéia da confecção dos seus próprios brinquedos;
- Ensinar o “brincar conjunto” para alimentar o convívio social;
- Incentivar a reciclagem e mostrar as brincadeiras anti-ecológicas;
- Despertar a imaginação;
- Resgatar de forma lúdica e artística, a história das brincadeiras e os valores sociais, que estão sendo esquecidas na sociedade técnico-urbana dos dias atuais;
Autora do texto: Ludmila Guerra.
Coordenadora do Projeto Brincadeiras de Criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário