1 - JOGO DAS SETE COBRAS
2 - CARONA
Material: Caixas
de fósforo encapadas, canudinhos, dado e tabuleiro.
Regras: Duas caixinhas de fósforo coladas e encapadas representam um ônibus. Pedaços de canudinhos na mesma cor da caixinha são os passageiros. O tabuleiro é de cartolina.
Cada participante anda uma casa para frente na sua vez e depois joga o dado.
O valor que sair indicará a quantidade de passageiros da cor da linha que deverá entrar no ônibus. Quem chegar ao ponto final com mais passageiros ganha.
Se quiser, inverta a regra: Os ônibus saem cheios de passageiros e vão deixando-os pelo caminho.
3 - JOGO DA PIPOCA
Material: 2
folhas de papel para cada criança / Quadra ou espaço amplo.
Regras: Dividem-se as crianças (no mínimo 4) em dois grupos. Cada criança recebe duas folhas de papel que deverão ser amassadas como duas bolinhas (pipoca).
No pátio, cada grupo de um lado, com as suas bolinhas, aguardará o sinal da professora.
Ao sinal, todos jogam as pipocas para o adversário durante um período de 2 minutos.
Após, cada grupo contará a quantidade de pipocas e vencerá aquele que
tiver o menor número delas de seu lado.
4 - PAR OU ÍMPAR
Material: Tabuleiro com trilha, pinos, 3 dados.
Jogo: Os jogadores revezam-se jogando os dados. Se o total for um número par, o jogador avança a metade desse total. Se o total jogado for um número ímpar, o jogador não se move.
A primeira pessoa a chegar ao final é a vencedora.
O total 13 é
“sortudo”, e o jogador pode avança 13 casas.
5 - PUXA-PUXA
Material: Tabuleiro, marcador e dado.
Regras: O marcador é posicionado na casa central do tabuleiro e cada
jogador fica numa extremidade. O primeiro jogador lança o dado e avança com o
marcador em direção à extremidade mais próxima de si.
O segundo jogador faz o mesmo, avançando com o marcador em sentido contrário, ou seja, movimentando o marcador em sua direção.
Vence aquele que primeiro conseguir trazer o marcador
até a última casa da “sua” extremidade.
6 - PALITINHOS
Material: Palitos
de dente ou de fósforos (3 para cada jogador)
Regras: O objetivo do jogo é acertar a quantidade total de palitos contidos nas mãos dos participantes. Cada jogador recebe três palitos e escolhe um determinado número destes para esconder na mão.
Depois que todos os participantes colocaram suas mãos no meio da roda, cada jogador faz uma estimativa do total de palitos que ele acha estar escondido nas mãos naquela rodada.
Depois que todos “apostaram” abrem-se as mãos e soma-se o número exato de palitos contidos nas mãos de todos os participantes.
Aquele que tiver apostado no resultado obtido é o ganhador da rodada e deverá retirar um palito daqueles que recebeu.
O vencedor do jogo será aquele que ficar sem palitos
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