A Poesia como uma opção de Texto literário – algumas considerações
 Através da linguagem, a criança vai atuar e interagir com o mundo externo.
 Na literatura infantil a criança encontra lugar para interagir com as regras da língua, a “possibilidade de transgredi-las, via poesia”. (Feldman, 1993).
 A ação educativa é fundamental propondo-se situação em que a criança participe de atos de leitura e escrita, enquanto interlocutor.
 Existe a necessidade do convívio com o texto escrito para que se construa o processo de escrita pela criança(Vygotsky/Emília Ferreiro)
 O gênero poético tem uma configuração distinta dos demais gêneros literários. Sua brevidade, aliada ao potencial simbólico apresentado, transforma a poesia em uma atraente e lúdica forma de contato com o texto literário.
 Como recursos para despertar o interesse do pequeno leitor, os autores utilizam-se de rimas bem simples e que usem palavras do cotidiano infantil; um ritmo que apresente certa musicalidade ao texto; repetição, para fixação da idéias, e melhor compreensão dentre outros.
Escolhendo a Poesia
 Cada professor faz a seleção de sua preferência.
Apresentação da Poesia
 Leitura da poesia – sem visualização do texto
 Ampliação da Poesia
 Leitura da poesia – com visualização do texto
Interpretação
 Interpretação Oral = personagesns, fatos e ações
 Dramatização da Poesia
 Dramatização de alguns sons “ocultos” na poesia.
 Explorar as rimas da poesia
 Exercícios vocálicos:
 Criação de rimas com o nome das crianças.
 Criação de rimas com palavras sugeridas pela professora(pão/irmão/limão)
 Registro das rimas na lousa
A identificação e a ilustração da Poesia - Artes Visuais.
 Confecção de Cartazes ilustrativos – combinados entre Professor e Alunos
 Pesquisa de Materiais para confecção dos cartazes
 Produções Artísticas – Técnicas utilizadas:
 Pintura a dedo
 Colagem : crepom , recortes de revistas, materiais diversos
 Impressão dos dedos, mãos e pés
 Desenhos com giz de cera, lápis de cor e caneta hidrográfica
 Dobraduras
 Pintura com esponja
 Mosaico
 Modelagem
A criação de novas Atividades
 Identificando, reconhecendo e classificando cores.
 Conversa Informal
 Músicas relacionadas aos personagens
 História em Quadrinhos
 Livro Ilustrativo
 Confecção de Bonecos
 Confecção de Fantoche de palito
 Registros Escritos
 Identificar algumas palavras e circular no texto
 Registro da 1 ª estrofe
 Dramatização
 Surpresa = Vamos Comer Pipoca? – percepção gustativa (pipoca doce e salgada)
"(...) a criança tem uma alma poética. E é essencialmente criadora. Assim, as palavras do poeta, as que procuraram chegar até ela pelos caminhos mais naturais, mesmo sendo os mais profundos em sua síntese, não importa, nunca serão melhor recebidas em lugar algum do que em sua alma, por ser mais nova, mais virgem (...)"

Nenhum comentário:
Postar um comentário