A Poesia como uma opção de Texto literário – algumas considerações
Através da linguagem, a criança vai atuar e interagir com o mundo externo.
Na literatura infantil a criança encontra lugar para interagir com as regras da língua, a “possibilidade de transgredi-las, via poesia”. (Feldman, 1993).
A ação educativa é fundamental propondo-se situação em que a criança participe de atos de leitura e escrita, enquanto interlocutor.
Existe a necessidade do convívio com o texto escrito para que se construa o processo de escrita pela criança(Vygotsky/Emília Ferreiro)
O gênero poético tem uma configuração distinta dos demais gêneros literários. Sua brevidade, aliada ao potencial simbólico apresentado, transforma a poesia em uma atraente e lúdica forma de contato com o texto literário.
Como recursos para despertar o interesse do pequeno leitor, os autores utilizam-se de rimas bem simples e que usem palavras do cotidiano infantil; um ritmo que apresente certa musicalidade ao texto; repetição, para fixação da idéias, e melhor compreensão dentre outros.
Escolhendo a Poesia
Cada professor faz a seleção de sua preferência.
Apresentação da Poesia
Leitura da poesia – sem visualização do texto
Ampliação da Poesia
Leitura da poesia – com visualização do texto
Interpretação
Interpretação Oral = personagesns, fatos e ações
Dramatização da Poesia
Dramatização de alguns sons “ocultos” na poesia.
Explorar as rimas da poesia
Exercícios vocálicos:
Criação de rimas com o nome das crianças.
Criação de rimas com palavras sugeridas pela professora(pão/irmão/limão)
Registro das rimas na lousa
A identificação e a ilustração da Poesia - Artes Visuais.
Confecção de Cartazes ilustrativos – combinados entre Professor e Alunos
Pesquisa de Materiais para confecção dos cartazes
Produções Artísticas – Técnicas utilizadas:
Pintura a dedo
Colagem : crepom , recortes de revistas, materiais diversos
Impressão dos dedos, mãos e pés
Desenhos com giz de cera, lápis de cor e caneta hidrográfica
Dobraduras
Pintura com esponja
Mosaico
Modelagem
A criação de novas Atividades
Identificando, reconhecendo e classificando cores.
Conversa Informal
Músicas relacionadas aos personagens
História em Quadrinhos
Livro Ilustrativo
Confecção de Bonecos
Confecção de Fantoche de palito
Registros Escritos
Identificar algumas palavras e circular no texto
Registro da 1 ª estrofe
Dramatização
Surpresa = Vamos Comer Pipoca? – percepção gustativa (pipoca doce e salgada)
"(...) a criança tem uma alma poética. E é essencialmente criadora. Assim, as palavras do poeta, as que procuraram chegar até ela pelos caminhos mais naturais, mesmo sendo os mais profundos em sua síntese, não importa, nunca serão melhor recebidas em lugar algum do que em sua alma, por ser mais nova, mais virgem (...)"
Nenhum comentário:
Postar um comentário