1. Educação Infantil:
O Plano Nacional prevê que até 2016, todas as crianças com idade entre 4 e 5 anos deveriam estar matriculadas na pré-escola. Ele também estabelece que a oferta de vagas em creches seja ampliada para atender no mínimo 50% das crianças menores de 3 anos e 11 meses, até 2024.
2. Ensino Fundamental:
Para atingir essa meta, o Plano determina que toda a população brasileira entre 6 e 14 anos de idade deve estar matriculada no Ensino Fundamental, com duração de 9 anos. Além disso, a taxa de conclusão dessa etapa deve ser pelo menos 95%, para garantir que a formação básica seja concluída na idade correta.
3. Educação Inclusiva:
O Plano prevê que todas as crianças e adolescentes com idade entre 4 e 17 anos com algum tipo de deficiência, transtornos de desenvolvimento, superdotação ou altas habilidades devem ter acesso à educação básica e ao atendimento especializado, preferencialmente por meio da rede regular de ensino e de um sistema efetivo de educação inclusiva.
4. Alfabetização:
O Plano determinou a meta de alfabetizar todas as crianças do país até, no máximo, o final do 3º ano do Ensino Fundamental.
5. Educação Integral:
O Plano Nacional determinou que, até 2024, vai disponibilizar educação em tempo integral em metade das escolas públicas do país, como forma de atender, no mínimo, 25% dos alunos da educação básica.
Fonte: https://www.somospar.com.br/pne-conheca-o-plano-nacional-de-educacao
Nenhum comentário:
Postar um comentário