Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de março de 2024

Pauta de observação em sala de aula

O que observar?


Durante a observação em sala de aula, é preciso verificar como se desenvolvem as interações entre professores, alunos e conteúdos e de que forma elas podem se tornar tema da formação continuada na escola. Abaixo estão algumas questões que podem servir de roteiro para essa prática. Relacione as frases com destaque colorido com as explicações nos tópicos abaixo do quadro.

Pauta de observação de sala de aula

Nome do professor ___________________________
Disciplina ___________________________
Conteúdo da aula ___________________________
Data da observação ___________________________

1. A interação entre os alunos e o conteúdo
- O conteúdo é adequado às necessidades de aprendizagem da turma?
- As atividades e os problemas propostos são desafiadores e proveitosos para todos os alunos ou para alguns foi muito fácil e, para outros, muito difícil?
- Há a retomada de conhecimentos trabalhados em aulas anteriores como um ponto de partida para facilitar novas aprendizagens ou as atividades apenas colocam em jogo o que já é conhecido pela turma?
- Os recursos utilizados são adequados ao conteúdo?
- Como está organizado o tempo da aula? Foram reservados períodos de duração suficiente para os alunos fazerem anotações, exporem as dúvidas, debaterem e resolverem problemas?

2. A interação entre o professor e os alunos
- Os objetivos de aprendizagem de curto e longo prazos dos conteúdos em questão estão claros para a turma?
- As propostas de atividades foram entendidas por todos? Seria necessário o professor explicar outra vez e de outra maneira? As informações dadas por ele são suficientes para promover o avanço do grupo?
- As intervenções são feitas no momento certo e contêm informações que ajudam os alunos a refletir?
- O professor aguarda os alunos terminarem o raciocínio ou demonstra ansiedade para dar as respostas finais, impedindo a evolução do pensamento?
- As hipóteses e os erros que surgem são levados em consideração para a elaboração de novos problemas?
- As dúvidas individuais são socializadas e usadas como oportunidades de aprendizagem para toda a turma?

3. A interação dos alunos com os colegas
- Os alunos se sentem à vontade para colocar suas hipóteses e opiniões na discussão?
- Nas atividades em dupla ou em grupo, há uma troca produtiva entre os alunos?
- Com que critérios a classe é organizada?
- Os alunos escutam uns aos outros?

Para pensar em novas abordagens

Problemas adequados são os que representam um desafio possível. Ou seja, não podem ser tão fáceis a ponto de serem solucionados sem esforço nem tão difíceis que se tornem desestimulantes. Quando 80% da turma acerta sem dificuldade as questões propostas, é hora de lançar novos desafios. Se mais da metade não encontra solução, é preciso orientar o professor para que ele tente novas abordagens e ajudá-lo a diversificar as atividades.

Como usar bem o material pedagógico

Mapas, slides, ilustrações, fotos e vídeos precisam ser adequados ao conteúdo trabalhado, utilizados em momentos certos e ter qualidade técnica. Quando alguma dessas coisas não acontece, busque com o professor novas ferramentas ou indique maneiras mais eficientes de usar as já disponibilizadas pela escola. No caso de recursos tecnológicos, é sempre recomendável testá-los antes da aula.

Em busca de clareza e objetividade

Muitas dificuldades que aparecem durante os momentos de aprendizagem têm origem em uma proposta confusa, mal elaborada ou comunicada de forma ineficiente. Durante a observação, anote as falas do professor para posteriormente discutir a clareza e a pertinência das propostas. Para torná-las mais claras, geralmente são necessárias mudanças simples, como a substituição das palavras difíceis. 

Fazer do erro uma oportunidade de ensinar

Durante a observação, anote os erros e as dúvidas apresentados pelos alunos e verifique se o professor consegue fazer com que as dificuldades individuais sejam oportunidades de avanço para todo o grupo. Os erros e as intervenções dos professores também podem ser registrados para a tematização da prática durante os encontros coletivos e os individuais.

Ajuda na formação de grupos

É preciso observar se as duplas ou os grupos foram formados aleatória ou intencionalmente. A escolha dos pares precisa ser planejada e a formação vai variar de acordo com os conteúdos. Ao perceber que um agrupamento não é produtivo, analise com o professor o perfil dos alunos e ajude a montar outros mais eficazes. 

Para cada situação, um grupo

Ao perceber uma inadequação entre a organização da sala e o conteúdo, você pode indicar, na devolutiva, outras formas de dispor os alunos. Em roda, em duplas, trios ou quartetos. A forma como a turma trabalha deve estar relacionada aos objetivos pedagógicos. Geralmente, grupos grandes servem para socializar estratégias, mas não para trocar informações. Já quando o objetivo é colocar os conhecimentos de cada aluno em jogo, o melhor são as atividades individuais.

  Espero que aproveitem as dicas!!! 
Fiquem com Deus!!! 
 Até a próxima!!
Leia Mais ››

domingo, 25 de fevereiro de 2024

Sequência didática: Adaptação, identidade e autonomia

Campos de experiência

O eu, o outro e o nós;  
Corpo gestos e movimentos;  
Traços, sons, cores e formas;  
Escuta, fala, escrita, pensamento e imaginação; 
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; 
Mundo social e natural- investigação, relação, transformação e preservação

Saberes e conhecimentos

Reconhecimento da existência do outro, como ser independente, com sentimentos, necessidades e desejos distintos dos seus, respeitando as diferenças de gênero, etnia, religião e de estrutura familiar;

Construção de uma imagem positiva de si, elevando sua autoconfiança e sua autoestima;

Apropriação de instrumentos e procedimentos relativos ao autocuidado, à organização, aprendendo a cuidar de si e valorizando atitudes relacionadas ao bem-estar, à saúde, à higiene, à alimentação, ao conforto, à segurança e à proteção do corpo.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Realizar ações de cuidado pessoal com crescente autonomia;

Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação;

Valorizar suas próprias características e do grupo, para construir boa autoestima e respeito diante da diversidade cultural;

Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive;

Realizar de forma autônoma ações de cuidado com o próprio corpo;

Conhecer ambientes, fatos históricos e diferentes contextos sociais, explorando os espaços da instituição e da comunidade

Etapas
Tempo previsto: 2 meses 

- 1ª etapa (período de ___ / ___  a ____ /  ___ )- Identidade e autonomia

- 2ª etapa (período de ____ /___ a ___ / ___  )- Corpo humano

- 3ª etapa (período de ____ /____ a ____/____)- Família

- 4ª etapa (período de ____ / ___ a ___ / ____)- Ambiente escolar


Propostas previstas

Conhecer a escrita do seu nome e as letras que compõe;

- Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;

- Compreender sua história, a história do outro e a compreensão do meio em que vive;

- Proporcionar a ampliação de histórias contadas e recontadas e seus diferentes tipos (contos, parlendas, rimas, receitas etc);

- Brincadeiras para conhecer o alfabeto/letras;

- Trabalhar o conhecimento de si e do outro com dinâmicas entendendo o seu espaço e respeitando o espaço do outro;

- Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir e ampliar seu conhecimento de mundo;

- Chamadinha com diversas canções; CLIQUE AQUI e veja ideias de como realizar a chamadinha.

- Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão através da produção artística: esculturas, desenhos, pinturas, garatujas, jogos, brincadeiras.

- Brincadeiras que trabalhe com partes do corpo, sensações;

- Bingo das letras e do nome;

- Trabalhar partes do corpo humano com recursos didáticos;

- Com imagens refletir sobre o seio familiar.

Recursos
Fichas com os nomes das crianças;
Fichas do alfabeto/ letras e números;
Cartolinas, papel pardo, recortes, imagens, canetinhas, lápis de cor, lápis grafite, tintas, giz de cera, cola, tesoura, folha sulfite, tinta guache.
Jogos Pedagógicos
Livros Paradidaticos diversos relacionados ao tema

 Espero que aproveitem as dicas!!! Até a próxima!!
Leia Mais ››

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Como trabalhar com brinquedos?

Brincar é a linguagem que as crianças usam para se manifestar, descobrir o mundo e interagir com o outro. Quando ela é incentivada, a turma adquire novas habilidades e desenvolve a imaginação e a autonomia. 
É possível brincar sem ter nada em mãos. Como ocorre durante o pega-pega e a ciranda, por exemplo. Mas os brinquedos têm papel fundamental no desenvolvimento infantil. Para que eles cumpram bem essa função, não basta deixar o acervo da pré-escola ao alcance dos pequenos, imaginando que, por já brincarem sozinhos em casa, eles saberão o que fazer. 
É essencial oferecer objetos industrializados e artesanais, organizar momentos em que o grupo construa seus próprios brinquedos e ampliar as experiências da meninada. Tudo isso sempre equilibrando quantidade, qualidade e variedade, o que significa exemplares variados, seguros, resistentes e com um bom aspecto estético.

1 Como trabalhar bem sem uma brinquedoteca?

Ela não garante um trabalho bem-feito. Além disso, não é interessante que os brinquedos fiquem restritos a um ambiente. As crianças precisam encontrá-los em vários lugares e momentos. A preocupação maior deve ser em relação à organização do local e ao acesso dos pequenos aos itens. De nada adianta ter uma brinquedoteca se ela sempre estiver fechada ou se a turma só usá-la esporadicamente. Se ela existir, o acesso deve ser livre, assim como a circulação de brinquedos pela escola.

2 O que fazer se não existem brinquedos para todos?

É importante organizá-los para que sejam compartilhados, garantindo que todos brinquem. Os educadores devem planejar intercâmbios de objetos entre as turmas e a interação entre elas, inclusive reunindo crianças de idades diferentes. A garotada tem muito a ganhar: há trocas de ideias e o brincar se torna mais rico.

3 Armas de brinquedo devem fazer parte do acervo?

Mais do que decidir por incluir armas ou outros objetos, o importante é que as crianças possam elaborar ideias sobre o bem e o mal. Nas brincadeiras, o vilão é tão importante quanto o mocinho, portanto os pequenos têm de lidar com ambos no universo lúdico.

4 Há itens adequados para meninos e para meninas?

Não. Se o brincar é um modo de representar, experimentar e conhecer as culturas, não faz sentido imaginar que panelinhas são só para meninas, e carrinhos, para meninos. Todos precisam ter acesso a qualquer item sem distinção e ficar livres para escolher com o que brincar. Elaine Eleutério, coordenadora pedagógica da CEINF Lafayete Câmara, em Campo Grande, explica que, quando os meninos, por exemplo, se negam a participar das brincadeiras de casinha por acreditarem que isso não é coisa de homem, os educadores entram em cena. "Questionamos a validade da afirmação com os pequenos. Dizemos que existem homens que fazem as tarefas domésticas e perguntamos se a turma conhece alguém que faça isso no dia a dia", diz.

5 É interessante usar sucata para incrementar o acervo?

Sim, não há problema em reaproveitar materiais. Ao eleger quais vão ser usados, é necessário questionar a utilidade que eles terão. Não se trata de aproveitar qualquer coisa para montar brinquedos, e sim criar brinquedos com objetos interessantes, de qualidade, bonitos e que não sejam perigosos. O ideal é deixar à disposição itens de uso não evidente, como rolos de papel-alumínio, e estimular os pequenos a conferir utilidade a ele, montando lunetas, binóculos ou cornetas, por exemplo.

6 Deve-se permitir levar brinquedos de casa?

Sim. As crianças gostam de fazer isso para mostrar aos outros quem são e do que gostam. Também o fazem para ter por perto um objeto pessoal com o qual se identificam e têm familiaridade. Combinados com a turma e com as famílias sobre emprestar os objetos para os colegas brincarem, ter cuidado para não danificá-los, misturá-los ao acervo, perder os esquecê-los ajuda a evitar problemas. É válido elaborar uma lista coletiva do que não é legal levar, dos brinquedos que não se quer emprestar, que tenham peças muito pequenas ou que já existam na escola e divulgá-la para os pais. Estipular um dia para que todos levem seus brinquedos pode ser uma alternativa interessante desde que não seja esse o único dia que eles tenham para brincar.

7 Quais objetos fazem as vezes dos brinquedos?

Há muitos que podem enriquecer a brincadeira. Quem acha que os pequenos precisam de algo específico são os adultos. O acervo pode ter coisas perenes, como caixas de madeira e tecidos. "Eles podem ser usados para construir diversos itens", explica Cisele Ortiz, coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá, em São Paulo. Lupas, fitas métricas e lanternas são ótimos para estimular a meninada a estudar e explorar o ambiente.

8 Como evitar que a turma destrua os brinquedos?

Primeiramente, é fundamental compreender que mesmo os objetos de qualidade não são eternos. Depois, brinquedo desgastado é sinônimo de brinquedo usado. Explique às crianças que cuidados são essenciais para manter os itens em bom estado para serem usados por outros colegas que chegarão à pré-escola no futuro, por exemplo. Novos brinquedos no acervo, principalmente aqueles que o grupo não conhece, pedem atenção. Ninguém sabe como cuidar do que nunca viu e que não sabe como funciona. 
Fonte Nova Escola
Leia Mais ››

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Plano de aula: Elaboração dos combinados de boa convivência



CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS ARTICULADOS: O eu, o outro e o nós

SABERES E CONHECIMENTOS: Desenvolvimento de atitudes éticas, de solidariedade, cooperação, generosidade, tolerância e respeito ao outro. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Participar de decisões, respeitando ritmos, interesses e desejos do outro

 ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS

Em roda verbalizar sobre os combinados que devemos seguir na sala. Conversar sobre a importância de se obedecer às regrinhas básicas de boa convivência com os colegas. 

Fazer a leitura de alguns combinados expostos na sala e falar sobre cada um deles, deixando as crianças se expressarem. Perguntar se conhecem as "palavrinhas mágicas" de boa convivencia.

Apresentar imagens perguntando as crianças o que estão vendo, deixando se expressarem. 

Explicar que vamos montar um painel com o desenho deles sobre combinados, intitulado “Na nossa sala nós”. 

Organizar as crianças nas mesinhas para que realizem o desenho e conforme forem terminando ir colando no painel. 


RECURSOS DIDÁTICOS: Papel pardo ou cartolina, lápis de cor, imagens impressas dos combinados, imagens impressas palavrinhas mágicas, cola, escrita

PAUTA DO OLHAR: Compreensão da fala do adulto/outras crianças; Percepção do efeito das próprias ações.

Espero que tenham gostado!!! 

CLIQUE AQUI e você encontra as imagens dos combinados e das palavrinhas mágicas.  

Também lerá mais sobre o assunto CLICANDO AQUI

Até a próxima!!


Leia Mais ››

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Início ano letivo...


 Fiquem com Deus!!! 
Até a próxima!!
Leia Mais ››