Levar as crianças para brincarem no parque, com areia, na grama, no pátio coberto,
 explorando todos os espaços disponíveis. 
Com diversos tecidos tocar, acariciar, sentir o cheiro, esconder a mão, tocar diferentes partes do corpo, acariciar a professora, um colega, esconder o pé, a barriga, esconder a professora e fazê-la aparecer. Sacudir os tecidos no chão, nas costas, acima da cabeça. Esconder os tecidos na mão, no bolso, dentro do avental, na barriga e fazer aparecer dizendo palavras mágicas. Incentivar as crianças a procurarem os tecidos na sala. Fazer uma chuva de tecidos.
Confeccionar móbiles com elástico de garrafas pet pequenas, contendo papéis e pedrinhas coloridos, água colorida com gliter, com objetos variados que fazem barulhos diferentes e chamem a atenção pelas suas cores e sons. Tome cuidado apenas em colar as tampinhas das garrafas para que as crianças não consigam abri-las. 
Pode-se também confeccionar móbiles ou cartazes com as fotos das crianças ou das famílias para que as crianças possam visualizar, a si mesmas e também aos seus amigos e suas famílias. 
Confeccionar cabanas com bambolês com tiras de tecido amarradas no mesmo, para que as crianças possam entrar, sair, se esconder e outras brincadeiras. 
Brincar de mágica para descobrir as cores nos frascos plásticos com água e anilina. 
Descobrir objetos manipulando dentro de uma bolsa. 
Brincar com rimas para mover as partes do corpo. 
Olhar revistas e buscar imagens de mulheres, homens, bebês, avós, etc. 
Apresentar pequenas dramatizações com fantoches na sala. 
Reconhecer as partes de nosso rosto olhando-se no espelho, movendo-as: abrindo e fechando os olhos, enrugando o nariz, inchando e esvaziando as bochechas e outros. 
Dançar a partir da música que escutamos, em trenzinho, em roda, em pares, etc.
Confeccionar um mural com as mãos e pés das crianças para ser exposto na sala. 
Desenhar com giz de cera grosso com o papel na vertical e na horizontal.
Brincar de esconder-se atrás do jornal e voltar a aparecer, esconder diferentes partes do corpo. 
Fazer bolas de papel, arremessar para cima, atirar contra a parede, picar, fazer chuva de papel, esconder a professora ou algum amigo que queira com os jornais e fazer mágica para que apareça. 
Utilizando papel celofane: construir lupas e sair explorando os espaços. Fazer bolas com o jornal e envolvê-las com papel celofane de várias cores. Jogar as bolinhas dentro de um cesto. Escondê-las na sala para que a turma procure. Observar a claridade do sol através do papel celofane. 
Utilizar papel micro-ondulado: caminhar sobre o papel exposto no chão, tocar com as mãos o papel na parede, pintar o mesmo com as mãos, com esponjas. 
Trabalhar com diferentes tipos de massas: geleca, massinha caseira com corante comestível e outras. 
Brincar no parque de areia com baldes e pás de brinquedo. 
Brincar com bolhas de sabão, incentivando as crianças a estourarem-nas. 
Brincar com caixas de papelão, fazendo casinhas, castelos, portinhas, janelas, convidando as crianças para entrarem e saírem. 
Observação: Deve-se tomar cuidado com alguns materiais que são disponibilizados para as crianças pequenas, devido ao fato de que elas descobrem o mundo através da boca, e por isto alguns materiais podem ser perigosos. 
"O Berçário deve ter espaços programados para dar à criança oportunidade de se movimentar, interagindo tanto com objetos como com outros bebês. Deve oferecer situações desafiadoras, possibilitando o desenvolvimento de suas capacidades. Os espaços devem ser sempre atraentes e estimulantes para os bebês. Portanto, eles devem ser observados, avaliados e mudados pelos educadores na medida em que eles se desenvolvem e se interessam por coisas novas”.
                                                        Retirado do livro: Os fazeres na educação infantil. Autoras: Maria A.S. Martins, Cândida Bertolini, Marta A.M. Rodriguez e Francisca F. Silva
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