- A roda como um espaço para as conversas informais:
Nela ocorre o relato das crianças e do professor sobre situações diferentes ou novidades que vivenciaram. Juntos, eles compartilham e realizam experiências. Isso permite a ampliação do vocabulário dos alunos, bem como do repertório de modelos de explicações e de estratégias de elaboração e organização do pensamento. Nesse sentido, a roda cumpre a função essencial de desenvolvimento da linguagem oral.
- A roda como espaço para a apresentação de informações e de instruções:
Esse é o momento de o professor informar sobre algum fato ou decisão a respeito do funcionamento da escola, por exemplo, de uma festa que ocorrerá ou o dia de um passeio. Ao mesmo tempo, a roda pode servir para a apresentação das instruções de um jogo e de suas regras.
- A roda como espaço para a discussão de regras sociais e resolução de conflitos interpessoais:
Ela cumpre uma função social importante na regulação das relações interpessoais na sala de aula. A roda se estabelece como espaço para o diálogo, para o estabelecimento de regras ou dos “combinados” para o convívio entre os próprios alunos, entre eles e o professor e entre toda a comunidade escolar. É um espaço para a discussão, a elaboração de estratégias e a resolução de conflitos que aparecem em diferentes momentos do dia ou de um período escolar.
- A roda como espaço para a organização das atividades do dia:
Nela são apresentadas as atividades do dia conforme uma organização temporal que permite à criança organizar e situar suas ações no tempo da escola. Pela possibilidade de as crianças exporem intenções, negociarem a distribuição e a ordem das atividades em diferentes grupos e tomarem decisões, a roda assume a função essencial de desenvolvimento da autonomia, da liberdade com responsabilidade.
- A roda é um espaço para a construção, ampliação e reconstrução de conhecimentos:
É nesse momento, por exemplo, que o professor pode convidar os alunos a participarem das “rodas de contagem”. A partir de uma regra ou de um padrão apresentado pelo professor, os alunos são estimulados a realizar diferentes contagens. Nessa abordagem, a roda tem a função básica de promover o desenvolvimento de ideias e conceitos relacionados às áreas de conhecimento.
- A roda é um espaço para a investigação:
Esse é o momento que a roda tem a finalidade de promover o levantamento de hipóteses, a elaboração de conjecturas, o desenvolvimento da imaginação e da observação, a organização de ações para o estudo de algum tema, habilidades essas fundamentais em um processo de investigação. A apresentação do tema de algum projeto e sua discussão são exemplos de atividades que se enquadram nessa função.
Fonte: Matemática no dia a dia da Educação Infantil: rodas, cantos, brincadeiras e histórias. Eliane Reame, Anna Claudia Ranieri, Liliane Gomes e Priscila Montenegro. São Paulo: Livraria Saraiva, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário