A Avaliação diagnóstica: é realizada no início do processo para direcionar o trabalho do
professor. Nessa fase é estudado e levantando os conhecimentos prévios dos alunos
para que o professor possa verificar como colocará em prática o seu planejamento,
de
forma a atender as características dos alunos.
A Avaliação formativa: é realizada durante o processo para acompanhar o
desenvolvimento dos alunos. A função formativa proporciona ao professor e aos
estudantes as informações necessárias para corrigir as possíveis falhas, estimulando
todos a continuarem o trabalho.
Nessa fase encontra-se o famoso feedback que
reorienta os envolvidos em suas
tarefas de forma positiva.
A Avaliação Somativa: é realizada no final do processo, classificando os alunos quanto ao
nível de desenvolvimento. Esta fase oferece também as informações necessárias para
o registro das atividades que foram desempenhadas pelos alunos.
A avaliação possui diversas funções;
contudo, entende que, na avaliação formativa, estão as melhores
intenções
para acolher, apreciar e avaliar o que se ensina e o que se aprende.
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