Um dos principais documentos norteadores do trabalho pedagógico de uma instituição de ensino é o Projeto Político Pedagógico, também conhecido por PPP.
A proposta de construção de um documento que explicita e orienta as práticas pedagógicas e administrativas da escola é resultado de um movimento nacional, do início da década de 1980, que provocou a abertura de escolas e a maior participação da comunidade na realidade escolar.
O PPP é constituído de três partes que se integram para traçar o projeto da escola:
Marco Situacional, Marco Conceitual e Marco Operacional.
POR QUE É UM PROJETO?
Porque reúne propostas de ações concretas
a serem executadas durante determinado
período de tempo. Está constantemente em
construção.
POR QUE É POLÍTICO?
Por considerar a escola como um espaço
de formação de cidadãos conscientes,
responsáveis e críticos, que atuarão
individual e coletivamente na sociedade,
modificando os rumos que ela vai seguir.
POR QUE É PEDAGÓGICO?
Porque define e organiza as atividades e os
projetos educativos necessários ao processo
de ensino e aprendizagem. Fala sobre o respeito
à reflexão sistemática sobre as práticas
educativas.
Na LDBEN n.º 9.394/96 estão incluídos três grandes eixos norteadores relacionados à construção do
PPP:
- Flexibilidade: Vinculado à autonomia, possibilita que a escola organize seu próprio trabalho pedagógico.
- Avaliação: Expressa-se no âmbito do pluralismo de ideias e concepções pedagógicas e da proposta de Gestão Democrática do ensino público, que será definido em cada sistema de ensino.
- Liberdade: Expressa-se no âmbito do pluralismo de ideias e concepções pedagógicas e da proposta de Gestão Democrática do ensino público, que será definido em cada sistema de ensino
Espero que tenham gostado!!!
Até a próxima!!
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