Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Algumas considerações para facilitar a elaboração da rotina semanal da turminha



De um professor novato a um experiente, todos devem saber como organizar uma rotina, pois facilita o gerenciamento da sua aula. A rotina escolar é uma seqüência de atividades que visam a organização do tempo que o aluno permanece na escola. Apóia-se na reprodução diária de momentos e nos indícios e sinais que remetem às situações do cotidiano.

A "espinha dorsal" da rotina são alguns marcos temporais que quase nunca se alteram: a chegada, a roda, lanche ou refeição, pátio - cronogramas de rodizio das turmas nos parques e outros ambientes da instituição de uso coletivo, a saída, e é importante manter constantes os parâmetros principais da rotina, para que as crianças se sintam seguras e não se desorganizem. 
Entretanto, outros momentos se interpõe, levando em conta o ritmo do grupo, que é dinâmico, são os momentos ocasionais. Assim, constantemente surgem novas experiências e alterações, mas o professor se manterá em seu papel de “porto seguro”. 
Uma rotina compreensível e claramente definida é, também, um fator de segurança. Serve para orientar as ações das crianças e dos professores e favorece a previsão de situações que possam vir a acontecer. As atividades de rotina são aquelas que devem ser realizadas diariamente, oportunizando o desenvolvimento integral da criança.

Por caracterizar-se como facilitadora da aprendizagem, a rotina, então não deve transformar-se numa planilha diária de atividades, rígida e inflexível, exigindo a adaptação da criança a ela. 

Não podemos esquecer que as atividades organizadas devem contribuir, direta ou indiretamente, para a construção da autonomia da criança.

Veja abaixo algumas considerações para facilitar a elaboração de sua rotina semanal:


ENTRADA/ACOLHIDA 

Receber as crianças com carinho e direcioná-las a uma atividade calma, podendo ser massa de modelar, blocos de montar, importante lembrar que deve ser ofertado sempre nas mesas, nunca no chão.


RODA 

De grande importância para o desenvolvimento da criança, a roda de rotina deve acontecer todos os dias. Aqui cabe ao educador organizar o espaço, para que todos os que desejam possam falar, para que todos estejam sentados de forma que possam verem-se uns aos outros, além de fomentar as conversas, estimulando as crianças a falarem, e promovendo o respeito pela fala de cada um. através das falas, o professor pode conhecer cada um de seus alunos, e observar quais são os temas e assuntos de interesse destas. O tempo de duração da roda deve equilibrar as atividades a serem ali desenvolvidas e a capacidade de concentração/interação das crianças neste tipo de atividade. Enfim a roda é um bom momento para iniciar várias atividades que serão desenvolvidas no dia . 

EXEMPLO:

Formar uma roda no centro da sala para darmos “bom dia” / "boa tarde" aos coleguinhas.

Realizar a chamada cantando músicas onde se entregará a ficha do nome a cada aluno correspondente, para que coloque no painel – HOJE VIERAM/ CHAMADINHA.


O momento da chamada também pode variar...

aqui no blog você encontrará ideias de realização desse momento.


Contar quantos alunos vieram, lembrando e contando quantos alunos faltaram também e marcar em painel ou na própria lousa da sala.

Explicar sobre a rotina do dia colocando as fichas no painel ou escrevendo na lousa – HOJE TEREMOS / CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO DIA


Aqui no blog você encontra ideias de fichas para o momento do hoje teremos.

Realizar conversa informal sobre os combinados da sala, reforçando aqueles que ajudarão nas atividades do dia em questão. 

Cantar algumas músicas do repertório infantil, pode ser utilizando caixa musical, ou escolhendo algumas crianças para cantarem. (importante lembrar que todos devem participar, assim procure na semana variar as crianças escolhidas.)


PROPOSTA DO DIA

Neste momento será trabalhada a proposta de aprendizagem do dia, atendendo as orientações do plano anual e garantindo os direitos de aprendizagem de acordo com a BNCC.

 

RODA DE LEITURA:  

Neste momento será trabalhado a oralidade com os alunos, e deve acontecer todos os dias diversificando primeiro como é feito essa leitura - histórias contadas pela professora sem livro, histórias lidas em diferentes suportes variando os gêneros textuais, com fantoches, com recursos pedagógicos, leitura informativa com revistas, com texto científicos e, curiosidades - e também o lugar onde essa leitura acontece  sala, pátio, gramado, embaixo da árvore entre outros de acordo com sua disponibilidade de ambientes, proporcionando um momento agradável.


Dica:

Antes da leitura, mostrar as ilustrações do livro, questionar se alguém conhece a história, questionar sobre o que poderá se tratar essa história.

Após a leitura conversar sobre a história.

 

DIVERSIFICADA:  2 ou 3 vezes por semana com no mínimo 3 atividades diferentes. (pintura, desenho com vários materiais, recorte, colagem de materiais diversos, leitura, blocos, )


JOGO SIMBÓLICO OU FAZ DE CONTA:  1 ou 2 vezes na semana - brincar de faz de conta, imitar profissões, casinha, etc.


MOVIMENTO:  3 vezes por semana - Atividades que envolvem o corpo ( correr, pular, saltar, subir, dançar) geralmente são os horários de Educação Física, porem nada impede de ser realizado pelos outros professores também.


BRINCADEIRAS DIRIGIDAS: todos os dias de preferência fora da sala, sempre orientadas pela professora. 


JOGOS: 1 ou 2 vezes sempre orientando sobre como se joga, e procurar deixar organizados em mesa.


RODA DE MÚSICA: todos os dias cantar músicas infantis, ensinar músicas novas


MOMENTOS DE HIGIENE: Deve ocorrer todos os dias e / ou a todos os momentos em que forem necessários.

Nas turmas de crianças menores é o momento de realizar a troca ou o banho.

Nas turmas maiores de incentivar as crianças a desenvolverem sua autonomia em relação aos hábitos de higiene, orientando e ajudando quando necessário.


TELEVISÃO/ VIDEOS: o mínimo possível e sempre com um cunho pedagógico.


SAÍDA/DESPEDIDA

Organizar as crianças cada uma com seus pertences e aguardar seus responsáveis. Neste momento também pode se utilizar, massa de modelar, blocos de montar ou realizar uma roda cantada.

 


Quer saber mais sobre ROTINA ESCOLAR??

Espero que tenham gostado das dicas!!

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário