Com esta propostas as crianças podem identificar seus nomes, usar a criatividade, participar de situações de controle dos movimentos corporais entre outros.
Se tiver outras ideias compartilhe comentando...
Ou mande uma mensagem se apenas gostar das ideias apresentadas, ficarei muito feliz em saber que pude ajudar.
PLANO DE AULA
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS ARTICULADOS
( X ) O eu, o outro e o nós
( X ) Corpo, gestos e movimentos
(
X ) Traços, sons, cores e formas
(
X ) Escuta, fala, escrita, pensamento e imaginação
( ) Espaços, tempos, quantidades, relações e
transformações
( ) Mundo social e natural -
investigação, relação, transformação e preservação
SABERES E CONHECIMENTOS
Brincadeiras de exploração do controle do corpo no espaço em diferentes formas de deslocamento (pulo, salto, quatro apoios, seis apoios etc.) e de orientação corporal (dentro, fora, perto, longe, embaixo, em cima, esquerda, direita, frente, atrás).,
Descrição de objetos, pessoas, fotografias e gravuras.,
Apropriação de palavras e expressões da língua
OBJETIVOS DE
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(CG.EI03EO01a.d)
Interagir e brincar com outras crianças que possuem diferentes habilidades e
características.,
(CG.EI03EF09e.d)
Conhecer as letras que compõem o seu nome.,
(CG.EI03TS02.s)
Expressar-se, livremente, por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e
escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.,
(CG.EI03CG02b.d)
Participar de jogos e brincadeiras livres ou dirigidas, orientando o corpo no
espaço
ENCAMINHAMENTOS
METODOLÓGICOS
1º MOMENTO
- Convidar as crianças a cantarem a música A CANOA VIROU
- Conforme cantamos a música, iremos apresentar a canoa, (barquinho de dobradura feito pela professora um para cada aluno), com o nome de cada criança. As crianças deverão identificar de quem é o barquinho. Continuar até que todos os presentes no dia estejam com seus respectivos barquinhos.
- Retornaremos para as mesinhas e as crianças poderão decorar os seus respectivos barquinhos, colorindo com giz de cera.
OBSERVAÇÃO: Com crianças maiores, pode ser realizado a dobradura do barquinho de papel numa aula anterior.
2º MOMENTO
Propor uma corrida dos barquinhos. Chamar de 4 crianças por vez. Cada criança deverá soprar o barquinho pelo percurso desenhado no chão. Continuar até que todos tenham participado e ao final parabenizar a todos, todos são vencedores.
3º MOMENTO
Em roda de conversa perguntar as crianças se elas sabem que algumas coisas tem vários nomes? Dizer que em alguns lugares uma mesma coisa pode ter nomes diferentes.
Convida-los a conhecer algumas formas de se nomear um Barco - bote, canoa, jangada.
Apresentar algumas imagens e realizar alguns questionamentos: o que acham.?, são parecidos? faz sentido eles terem o mesmo nome?, todos servem para o mesmo objetivo?, deixar que expressem.
Em seguida entregar folha para que façam um desenho de observação a sua escolha de uma das imagens apresentadas
4º MOMENTO
Com aparelho de som apresentar a música – Jangada para as crianças
Em seguida propor uma dinâmica com esta música: todas as crianças ajudam a segurar o
pano (representando o mar) e colocamos no centro do pano a jangada (barquinho de papel).
As crianças
são orientadas, de acordo com o ritmo da música, a balançarem o pano sem deixar
nosso barquinho cair.
RECURSOS UTILIZADOS NA AULA
Barquinhos de papel com o nome de cada criança preparados previamente, Giz de Cera, imagens impressas, Folha sulfite, Lápis de escrever, Tecido,
Espero que gostem das dicas...
Você também encontra em meu canal do youtube video ensinando fazer o barquinho de papel.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário