- Levar em conta os destinatários;
- Utilizar linguagem cuidada, clara, simples, precisa e adequada ao público;
- Considerar o caráter oficial do documento;
- Observar ortografia, concordância e formatação;
- Nomear os pareces;
- Evitar palavras diminutivas;
- Utilizar verbos e expressões que indiquem processo; Utilizar linguagem cuidada, clara, simples, precisa e adequada ao público;
- Considerar o caráter oficial do documento;
- Observar ortografia, concordância e formatação;
- Evitar palavras diminutivas;
- Utilizar verbos e expressões que indiquem processo;
- Evitar contradições
- Evitar comparações;
- Evitar contradições
- Evitar comparações;
- Ser coerente;
Percebe-se o progresso de... durante este trimestre em...”
“Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno...”“Observando o desempenho da aluna..., foi constatado que neste trimestre...”
“Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna... identifica...”
Exemplo de como descrever sobre o desenvolvimento cognitivo...
“Lê com fluência diferentes textos, fazendo conexões com a realidade.”
“Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.”
“Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.”
Exemplos de como descrever a participação do aluno e o convívio social
"Colabora nas atividades coletivas, atuando em grupo";
"Aceita sugestões da professora e dos colegas";
"Contribui para a integração e o crescimento do grupo".
Agora para refletir...
“O parecer é, sobretudo a imagem de um trabalho. Ao relatarmos um processo efetivamente vivido, naturalmente encontraremos as representações que lhe dêem verdadeiro sentido”. Jussara Hoffmann
Nenhum comentário:
Postar um comentário