Registros de avaliação exigem exercício do professor:
- de prestar atenção nas manifestações dos alunos (orais e escritas);
- de descrever e refletir teoricamente sobre tais manifestações;
- de partir para ações ou encaminhamentos ao invés de permanecer nas constatações.
O que não devemos fazer...
- Listar apenas algumas habilidades aleatoriamente sem uma conexão;
- Enfatizar apenas as habilidades que o aluno ainda não adquiriu, aparentando muitas vezes, que o “problema” é irreversível.
SUGESTÃO: Substituir por “ainda não conhece” ou “precisa desenvolver” ou “será necessário trabalhar”
O que fazer então?
- Abordar questões COGNITIVAS que revelam a observação ou compreensão do aluno em seus estágios de desenvolvimento;
- Analisar as possibilidades do aluno se desenvolver, de ir além naquela habilidade ainda não adquirida;
- Descrever o desenvolvimento próprio de cada criança destacando seus avanços e conquistas;
- Expor as necessidades e intervenções a serem feitas durante o processo de ensino-aprendizagem.
O que precisamos saber?
- Que habilidades e conhecimentos foram trabalhados com o aluno?
- Quais os avanços que o mesmo vem demonstrando nestas áreas?
- Apresenta alguma área a ser melhor desenvolvida?
- Que sugestões você oferece neste sentido?
- Atividade? Jogos? Leituras? Que trabalhos você vem realizando junto aos alunos?
- Como o aluno se refere ao seu desenvolvimento neste período?
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