Muitos professores, mantém em suas salas, prateleiras repletas de massinhas de modelar e, no final das aulas, dão às crianças com a função de “passar o tempo”. Elas servem para completar o horário do dia, isto é, o período que o aluno passa dentro da sala é de 4 horas, se foram cumpridas as atividades em 3 horas e meia, a última meia hora é de “recreação”.
É muito importante que o professor saiba da importância de se trabalhar com massinhas nessa faixa etária e mais ainda que seja mediador e estimulador para que haja aprendizagem nesse momento.
A brincadeira estimula a inteligência porque faz com que a criança use sua imaginação e desenvolva sua criatividade. Quando estão trabalhando com massinhas, se concentram, prestam muita atenção em tudo, ao mesmo tempo, desenvolvem a socialização e o espírito de companheirismo e cooperação.
Possibilidades de trabalho com massinhas
As crianças começam a aprender as cores manuseando massinhas. Elas perceberão que, ao misturar uma cor com a outra ela estará clareando a cor, escurecendo ou mesmo criando uma cor nova.
As atividades deverão ser propostas de acordo com a idade das crianças.
O professor deverá ter em mente que na Ed. Infantil elas estão tendo seus primeiros contatos com os materiais expressivos, não possuem grande desenvolvimento de habilidades, portanto, os resultados nem sempre serão belos.
O que importa é que cada um se expresse da melhor maneira possível que conseguir.
B – Ensinando pontos e linhas com massinhas
2) Linhas de massinhas – Fazer rolinhos de massinhas (linhas) e, com elas fazer um desenho ou escrever o próprio nome.
C – Bi e tri dimensão com massinhas
1) Massinhas – Bidimensão – Representar um objeto bidimensionalmente.(massinha sobre papel)
2) Massinhas – Tridimensão – Representar um objeto tridimensionalmente (representar o objeto montando – o com a massinha)
D – Obras de arte com massinhas
Espero que tenham gostado…até a próxima!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário