O método foi criado com base no funcionamento do cérebro, que guarda com mais facilidade informações organizadas por meio de desenhos simples e palavras-chaves, que, juntos, sintetizam todo um conteúdo.
Sua função é organizar as informações com um formato de visualização que ajuda na memorização do conteúdo aprendido. Por isso, não adianta criar um mapa mental enquanto está estudando: primeiro entenda o conteúdo, fixe o que aprendeu resolvendo questões e, com a matéria absorvida, crie seu mapa mental.
Como o mapa mental funciona no cérebro?
A técnica do mapa mental foi desenvolvida pelo britânico Tony Buzan e tem como objetivo fortalecer as conexões entre os neurônios do córtex cerebral, que são responsáveis por nossas atividades intelectuais.
Ao fazer um mapa mental é criado um “laço” entre os hemisférios do cérebro, fazendo com que toda a capacidade cognitiva se concentre apenas no tema do mapa mental, facilitando o aprendizado e memorização.
O mapa mental pode ser usado em diversas situações do dia a dia. Além da memorização, como já falamos, ele ajuda no desenvolvimento da criatividade, resolução de problemas e planejamento. Com os mapas mentais é possível organizar conteúdos de livros, palestras e workshops, cursos, entrevistas, etc.
Faça seu próprio mapa mental
- Você vai precisar de uma folha, lápis e canetas de diversas cores.
- Comece colocando o tema principal no centro da folha – desenhe ou use palavras-chave. Não use frases longas, que são difíceis de serem memorizadas.
- A partir do tema central, comece a puxar elementos que se ligam a ele, criando os ramos principais.
- Dos ramos principais ligue subtópicos a cada um deles, aprofundando o tema e, consequentemente, a aprendizagem.
Dicas:
- Os desenhos ajudam a memorizar melhor que os textos
- Use cores diferentes para cada significado. Por exemplo: quando a conclusão ou informação de um tema partirem de você, use uma cor, quando for de um autor ou material diferente, use outra, e assim por diante.
- Você também pode fazer mapas mentais durante uma aula. O aprendizado virá mais fácil e natural do que anotar tudo que o professor fala.
Comece a fazer seus mapas mentais! Poste nas redes sociais e compartilhe com a gente marcando @profclaudiaoliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário