- Para sentir o texto, dialogar com seu autor ou, simplesmente, para usufruí-lo: sem perguntas, sem questionamentos. É a leitura-prazer.
- Para buscar informações, coletar dados. É a leitura-pesquisa.
- Para ampliação dos conhecimentos – apossar-se do que já foi construído pela humanidade.
- Para esclarecer dúvidas, buscar respostas. Pergunta-se ao texto.
- Para ampliar a memória; recordar aspectos e coisas que possam ser esquecidos (lista de compras, agenda).
- Para encontrar informações urgentes (endereços, telefones...);
- Para comunicar-se à distância (bilhete, recado, carta...).
A leitura e a escrita de textos funcionais, científicos e literários, a partir do conhecimento e do domínio das propriedades específicas de cada um; a busca de coerência, interna e externa, de coesão, de harmonia, de movimento e de estabelecimento de paralelos e de ligações, entre o real e o imaginário, possível ou não, em suas produções escritas, são alguns pontos a ser construídos.
Viver em sociedade exige conhecer e utilizar-se de diferentes materiais impressos que circulam ou que atropelam, visualmente, as pessoas: outdoor, propagandas, cartazes, panfletos, jornais, revistas, receituário médico, placas, anúncios, bilhetes, catálogo telefônico, circulares, ofícios, requerimentos, cheques e muitos outros.
Permitir a exploração destes materiais (leitura e produção) significa partir da realidade dos educandos, isto é, do que é cotidiano; significa, ainda, propiciar-lhes a oportunidade de ampliar e aprimorar a sua competência linguística, de se adaptar à sociedade.
As crianças, que vivem num ambiente estimulador, constantemente estão recebendo informações sobre a função social da escrita.
Veja a seguir tres tipos de textos:
1 - TEXTO TÉCNICO-INFORMATIVO
O texto técnico-informativo exige escritor e leitor interessados em determinado tema. Permite o crescimento do indivíduo enquanto ser social e de cultura.
2 - TEXTOS CIENTÍFICOS
Os textos científicos/ informativos possibilitam novas formas de pensamento; trazem novos conhecimentos, permitem avanços científicos e a busca de soluções alternativas.
São textos relacionados com o conhecimento sistematizado já produzido pelo homem
nos diferentes campos da ciência. Permite acrescentar coisas ao que se sabe.
3 - TEXTOS LITERÁRIOS
O terceiro tipo de texto inclui um outro aspecto do letramento,
que é o prazeroso, o belo, o estético da língua – a literatura.
Envolver-se com literatura é permitir-se conhecer outros padrões linguísticos,
enxergar o mundo através de outros olhos e de pensamentos, os mais diversos.
É apresentar estilos, o como se utilizar da língua escrita, de forma viva,
com muito movimento e harmonia.
Permite viagens no tempo – passado e futuro – envolvimento em idéias e
acontecimentos de nossa própria escolha.
Buscam-se, em um texto, informações, reflexões, pretextos e prazer.
E então, qual tipo de leitura você mais realiza?
O QUE?????? VOCÊ NÃO GOSTA DE LER?????
Então bora começar!!!! NÃO PERCA MAIS TEMPO!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário