As cantigas fazem parte da nossa infância e é nosso dever
como educadores preservá-las, incentivando nossas crianças a cantá-las e brincarem com elas.
Elas não devem servir apenas para alfabetizar,
as cantigas
devem fazer parte do cotidiano da sala de aula.
E por isso, por ser um texto
memorizado, é que elas podem servir como textos auxiliares para
alfabetização.
O lúdico deve estar presente nesta fase da criança, a alfabetização deve ser
vista, como algo prazeroso por ela, e não com exercícios cansativos e
repetitivos de cópias e sem significado para a criança.
No decorrer do
processos de alfabetização os erros vão sendo corrigidos, mas no início o mais
importante é a criança ter o prazer em aprender a ler e a escrever.
Música: Borboletinha
Borboletinha
Tá na cozinha
Fazendo chocolate
Para a madrinha
Poti, poti
Perna de pau
Olho de vidro
E nariz de pica-pau
Pau-pau.
Música: Cachorrinho está latindo.
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal
Cala a boca cachorrinho
Deixa o meu benzinho em paz
Crio lê lê
Criô lê lê lá lá
Criô lê lê
Não sou eu quem caio lá.
Música: Sapo Cururu
Sapo Cururu
Na beira do rio
Quando o sapo grita, ó maninha!
É que esta com frio.
A mulher do sapo
É que está lá dentro
Fazendo rendinha, ó maninha!
Pro seu casamento.
Música: Meu Pintinho Amarelinho
Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão
Na minha mão.
Quando quer comer bichinho
Com seus pezinho ele cisca o chão.
Ele bate as asas
Ele faz piu, piu
Mas tem muito medo é do gavião.
Música: O Jipe
O jipe do padre
Fez um furo no pneu
O jipe do padre
Fez um furo no pneu
O jipe do padre
Fez um furo no pneu
Consertamos com chiclete.
Música: A Janelinha
A janelinha fecha
Quando está chovendo
A janelinha abre
Se o sol está aparecendo.
Fechou, abriu
Fechou, abriu, fechou
Abriu, fechou
Abriu, fechou, abriu.
Eu vi uma barata
Na careca do vovô
Assim que ela me viu
Bateu asas e voou
Seu Joaquim, quirim quim
Da perna torta ta ta ta
Dançando conga, ga ga
Com a Maricota, ta ta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário