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segunda-feira, 16 de março de 2020

Síntese do que avaliar na Educação Infantil



O resumo abaixo é referente aos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil,
 a publicação na íntegra, se encontra no site do MEC. 
Esta síntese não substitui a leitura reflexiva e aprofundada sobre avaliação pedagógica, que o professor deve fazer antes de decidir pelo seu método de avaliação.

Movimento 

É continua e um instrumento para reorganização dos objetos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e conhecer cada criança. Documentar os aspectos referentes a expressividade do movimento e sua dimensão instrumental. É preciso atualizar com as mudanças. 

De 0 a 3 anos: uso de gestos e ritmos corporais para expressar, deslocamento no espaço sem ajuda.

Musica          

Deve ser trabalhada em contexto lúdico. Procurar oferecer sons e instrumentos com qualidade sonora. Contar e ouvir musica é uma atividade permanente. Para avaliar podem observar aspectos referentes ao desenvolvimento vocal, rítmico e motor.- capacidade de imitação, criação e memorização

Artes Visuais          

As produções devem ser expostas e valorizadas. As construções podem virar utensílios, objetos, instrumentos, quadros. Podem ser enviados para casa, podem ficar expostos fora da escola ou apenas documentados e arquivados. Deve explicitar as etapas e conquistas do processo criativo da criança. 

0 a 3 anos: exploração de diferentes materiais e a exposição por meio deles. 
De 4 a 6: Que se utilizem das formas de expressão


Linguagem oral e escrita          

Observar a evolução das crianças. 

De 0 a 3 anos: utilização da oralidade para expressar e explorar. 
De 4 a 6: Participar de conversas, dialogar. Manusear materiais escritos. Interesse por ler e ouvir histórias, escrever seu nome. Solicitar a leitura se comentam sobre o que escutam.


Natureza e sociedade   

0 a 3 anos: Participar de atividades que envolvam a exploração do ambiente imediato e a manipulação de objetos; 

4 a 6 anos: Conhecer e valorizar as manifestações culturais da sua comunidade e manifestar suas opiniões, hipóteses e ideias. 


Matemática        

0 a 3 anos: o contato com os números e a exploração do espaço. Para isso, é preciso que as crianças participem de situações nas quais sejam utilizadas a contagem oral, referências espaciais e temporais. Também é preciso que se criem condições para que as crianças engatinhem, arrastem-se, pulem etc., de forma a explorarem o máximo seus espaços.
4 A 6 ANOS: esperar que as crianças utilizem conhecimentos da contagem oral, registrem quantidades de forma convencional ou não convencional e comuniquem posições relativas à localização de pessoas e objetos


Até a próxima...bjinhos

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