O resumo abaixo é referente aos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil,
a publicação na íntegra, se encontra no site do MEC.
Esta síntese não substitui a leitura reflexiva e aprofundada sobre avaliação pedagógica, que o professor deve fazer antes de decidir pelo seu método de avaliação.
Movimento
É continua e um instrumento para
reorganização dos objetos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de
acompanhar e conhecer cada criança. Documentar os aspectos referentes a
expressividade do movimento e sua dimensão instrumental. É preciso atualizar
com as mudanças.
De 0 a 3 anos: uso de gestos e ritmos corporais para expressar,
deslocamento no espaço sem ajuda.
Musica
Deve ser trabalhada em contexto lúdico. Procurar
oferecer sons e instrumentos com qualidade sonora. Contar e ouvir musica é uma
atividade permanente. Para avaliar podem observar aspectos referentes ao
desenvolvimento vocal, rítmico e motor.- capacidade de imitação, criação e
memorização
Artes Visuais
As produções devem ser expostas e valorizadas. As
construções podem virar utensílios, objetos, instrumentos, quadros. Podem ser
enviados para casa, podem ficar expostos fora da escola ou apenas documentados
e arquivados. Deve explicitar as etapas e conquistas do processo criativo da
criança.
0 a 3 anos: exploração de diferentes materiais e a exposição por meio deles.
De
4 a 6: Que
se utilizem das formas de expressão
Linguagem oral e escrita
Observar a evolução das crianças.
De 0 a 3 anos: utilização da oralidade para expressar e explorar.
De 4 a 6: Participar de conversas, dialogar. Manusear
materiais escritos. Interesse por ler e ouvir histórias, escrever seu nome.
Solicitar a leitura se comentam sobre o que escutam.
Natureza e sociedade
0 a 3 anos: Participar de atividades que envolvam a exploração do ambiente imediato e a manipulação de objetos;
4 a 6 anos: Conhecer e valorizar as manifestações culturais da sua comunidade e manifestar suas opiniões, hipóteses e ideias.
Matemática
0 a 3 anos: o contato com os números e a exploração do espaço. Para isso, é preciso que as crianças participem de situações nas quais sejam utilizadas a contagem oral, referências espaciais e temporais. Também é preciso que se criem condições para que as crianças engatinhem, arrastem-se, pulem etc., de forma a explorarem o máximo seus espaços.
4
A 6 ANOS: esperar
que as crianças utilizem conhecimentos da contagem oral, registrem quantidades
de forma convencional ou não convencional e comuniquem posições relativas à localização
de pessoas e objetos
Até a próxima...bjinhos
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