Resenha do livro
Currículo
na Educação Infantil:
Diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica
Fátima Salles
Vitória Faria
Este livro foi escrito a partir das experiências e dos
conhecimentos construídos ao longo da carreira das autoras com relação à
Educação Infantil.
Ele
foi compilado em três capítulos.
No primeiro intitulado “O currículo como um
dos elementos da Proposta Pedagógica”, as autoras discutem sobre a Proposta
Pedagógica como parte do currículo, sendo ela a construção da identidade, da
organização e da gestão do trabalho pedagógico dentro da escola. Esse
processo de construção é imbuído de crenças, valores, concepções que exercem e
sofrem influências na ação pedagógica como também no processo de avaliação seja
da instituição,seja dos alunos.
A
proposta pedagógica está ainda referendada por leis que normatizam sua
estrutura e seu papel histórico nas lutas por conquistas na Educação Infantil,
por isso faz necessário na sua elaboração observar alguns critérios, tais como:
os objetivos (Para quê?), a quem se destina (Para quem?), os sujeitos de sua
elaboração (Por quem é elaborada?) reafirmando a necessidade de um trabalho
coletivo e reflexivo sobre a prática educativa desenvolvida na escola.
As
autoras neste capítulo chamam a atenção a respeito da articulação da proposta pedagógica da
escola com as normatizações referendadas pelos Conselhos de Educação devendo
ser contempladas nas instituições de Educação Infantil particularidades das
dimensões do cuidar-educar.
Assim o primeiro capítulo é concluído considerando que é importante na elaboração da
proposta pedagógica a inclusão da história da instituição, o contexto em que
ela está inserida, sua estrutura, sua filosofia e as intenções quanto à
organização do tempo, do espaço e da gestão do trabalho, incluindo o currículo.
No
segundo capítulo, “O currículo na Educação Infantil: as relações da criança com
os conhecimentos da natureza e da cultura”, as autoras partem da concepção de
criança, de suas formas privilegiadas de aprender e de se desenvolver em uma
perspectiva sociocultural.
Além disso, discutem o papel da escola e da
instituição de educação infantil na constituição da identidade da criança como
sujeito histórico-cultural e ainda mostram os conhecimentos, atitudes,
procedimentos e valores que devem ser trabalhados apresentando as diversas
possibilidades de apropriação, criação e recriação da cultura dentro de
conhecimentos formais e informais sobre as linguagens, a sociedade e a
natureza.
Nessa
fase de 0 a 6 anos a criança está em pleno desenvolvimento físico-motor
construindo as relações com o mundo que a cerca, com o outro, com os objetos,
começam a adquirir e desenvolver sua capacidade simbólica, a fase da
brincadeira, da imitação, desenvolvendo assim múltiplas linguagens que nessa
fase da Educação Infantil é essencial, assimilando a cultura historicamente
construída, e produzindo também cultura e conhecimentos numa perspectiva de
mundo numa visão macro, globalizada e informatizada.
A
escola nesse processo é caracterizada como um espaço de acesso a conhecimentos
ditos como formais que permitem novas formas de pensamento e comportamento
construídos historicamente e culturalmente pela humanidade através de
interações entre os sujeitos e de forma intencional. Por isso, cabe ao
professor promover intencionalmente aprendizagens significativas para as
crianças conduzindo-as para esses conhecimentos historicamente acumulados.
E
por fim no terceiro capítulo cujo título é “O currículo em ação na Instituição
de Educação Infantil”, as autoras mostram experiências práticas mostrando como
os diversos elementos da Proposta Pedagógica se articulam no fazer cotidiano
dos professores que trabalham com crianças de 0 a 6 anos.
Essa articulação se dá através das metodologias adotadas
pelo professor e se baseiam através das crenças, valores e concepções que o
profissional tem sobre educação, currículo, criança e, além disso, envolvem
posturas, atitudes, procedimentos, estratégias e ações.
Portanto,
é fundamental o professor de Educação Infantil participar da elaboração da
proposta pedagógica da instituição na qual está inserido, conhecer o currículo
da Educação Infantil, refletir sobre sua execução na prática de sala de aula
para poder opinar sobre o que funciona ou não, na prática cotidiana. Mas para
isso é necessário o conhecimento e uma prática pedagógica reflexiva, uma
participação efetiva dentro da escola, sendo um colaborador constante, um
profissional engajado e preocupado com o bem maior da instituição de educação
infantil que são as crianças.
DIAS, Fátima Regina Teixeira de Salles; FARIA, Vitória Líbia Barreto de.Currículo na Educação Infantil: Diálogo com os elementos da Proposta Pedagógica. São Paulo: Ática, 2012
A
leitura deste livro é de suma importância para pesquisadores, gestores,
professores e estudantes que se interessam pelo universo da Educação Infantil.
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