Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de março de 2021

Ciências: Os Pontos Cardeais

 Bitmoji Image

Material que será utilizado como apoio na minha aula de Ciências do 4° e 5º ano.

UNIDADE TEMÁTICA: 

·         Terra e universo

OBJETOS DO CONHECIMENTO:

·         Pontos cardeais.

NOÇÕES E CONCEITOS:

·         Pontos cardeais.

  IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS:

·         Os instrumentos para observação de corpos celestes

HABILIDADE(S):

      (CG.EF04CI09.s) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).

       PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:    

        1° aula

        Solicitar que os alunos façam o cabeçalho, realizem a cópia do texto e responda as seguintes questões:

O que são pontos cardeais? Quais são os pontos cardeais? Quais são os pontos colaterais? Quais são os pontos subcolaterais?


2º aula:

Solicitar que os alunos façam o cabeçalho, realizem a cópia do texto e façam um desenho da rosa dos ventos. Explicar que montará um mural com as imagens enviadas. Enviar imagem para apoio.

Desafio: montar a rosa dos ventos através de dobradura.
REPETE O PROCESSO A SEGUIR POR 8 VEZES E DEPOIS MONTA A ROSA DOS VENTOS.                                        

3º AULA

Iniciar a aula com uma saudação. Enviar as orientações referentes a aula;

Solicitar que os alunos façam o cabeçalho e em seguida relembrar com os alunos sobre os pontos cardeais. Solicitar que observam a imagem do mapa e responda as questões. Enviar imagem com modelo de como devem fazer. Explicar que devem encontrar a direção de sua casa e marcar também;

Explicar que devem escrever no caderno:

 SABENDO QUE A FRENTE DA NOSSA ESCOLA  ESTÁ NA DIREÇÃO NORTE, PODE -SE DIZER QUE NAS OUTRAS DIREÇÕES ESTÃO OS SEGUINTES LOCAIS.

OBS: será utilizado o print do site google maps com a localização da escola; também serão utilizadas durante as aulas, atividades interativas elaboradas no site liveworksheets e wordwall.

2 comentários: