Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de março de 2021

Plano de aula: Conhecendo o nome próprio

laptop wave

Este planejamento foi utilizado na minha aula com a turma do Grupo 4, realizando uma atividade do Caderno de Atividades  elaborado pela rede em que trabalho para as aulas remotas.

Proposta do dia:  Nome Próprio

Motivação: Participação de situações de produção de escrita autônoma: escrita do próprio nome e nomes próprios, listas, títulos e legendas

Hipóteses de conquistas das crianças:

(EI03EF07b.d) Realizar tentativa de escrita do nome próprio, dos colegas da turma e de palavras significativas

Quais os campos de experiências serão contemplados?

(   ) Eu, o outro e o nós              

(   ) Corpo, gesto e Movimento           

(   ) Traços, sons, cores e formas           

( x ) Escuta, fala, escrita, pensamento e imaginação     

(   ) Espaço, tempo, quantidade, relações e transformações

(   ) Mundo social  e natural: investigação, relação, transformação e preservação            

Estrutura da proposta:   

Enviar no grupo uma saudação de início da aula.

Em seguida, enviar orientação quanto a atividade, explicando que para esta atividade primeiramente vamos assistir um vídeo com a leitura do poema – Nome da gente de Pedro Bandeira.


Em seguida, r
ealizar a atividade da pagina 11 do nosso Caderno de atividades.



Solicitar aos pais que tirem foto durante a realização das atividades e que enviem no grupo, se possível o que a criança expressou sobre o tema

Recursos:

·         Folha de atividade? ( x ) sim ou (  ) não -  Caderno de Atividades 1 ( página 11 )

·         Ferramentas digitais utilizadas na interação com as turmas:

(  ) Áudios Explicativos;         

( x ) Vídeos Aulas;           

( x ) Orientações Digitadas;

( x ) Fotos, Imagens;      

( x ) Vídeos e Áudios de Outras Mídias;

(  ) Outros.

Quais? _____________________________________________________________________

Pauta do olhar

Registro quanto à interação e participação das atividades durante a aula.

 

2 comentários:

  1. BOM DIA CLAUDIA. GOSTEI MUITO DE suas video aulas. Parabens pela organoizaçao do seu blog. Tenho formação parecida com a sua em educ. infantil, muita experiencia também. Porém poucos registros, principamente tecnologicamente falando. Portanto gostaria de saber se vc não tem video aula sobre o conteudo de formação de palavra por derivação. Olhei em sua lista e não vi.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz que tenha gostado... meus vídeos vão sendo feitos de acordo com minhas aulas, em 2020 estava com turma do 4º ano, e por isso alguns vídeos. Tem no canal do youtube um sobre substantivo primitivo e derivado não sei se já te ajuda...mas só tenho mesmo os que já estão publicados no canal.
      Abraços, espero que ajude.

      Excluir