Planejamento pedagógico é atitude crítica do educador diante do seu trabalho docente.
Por isso não é uma fôrma!
Ao contrário, é flexível e, como tal, permite ao educador repensar, revisando, buscando novos significados para a sua prática pedagógica.
"Planejar na Educação Infantil é planejar um contexto educativo, envolvendo atividades e situações desafiadoras, significativas, que favoreçam a exploração, a descoberta e a apropriação de conhecimento sobre o mundo físico e social."
(Osteto, 2000, p. 177 e 192)
Todo planejamento requer:
- Conhecimento da realidade, das suas urgências, necessidades e tendências;
- Determinação de meios e recursos possíveis, viáveis e disponíveis;
- Estabelecimento de critérios e princípios de avaliação para o processo de planejamento e execução;
- Conhecimento das singularidades das crianças e das características socioculturais do grupo e suas necessidades;
- Consideração das várias linguagens e suas diferentes formas de expressão;
- Evitar o improviso;
- Estabelecer caminhos;
- Nortear o trabalho;
- Qualidade das interações;
- Reflexão sobre a prática (o que está dando certo, que mudanças podem ser feitas).
- Listagem de atividades;
- Datas comemorativas;
- Aspectos do desenvolvimento;
- Temas (tema integrador, tema gerador, centro de interesses).
- Conteúdos organizados por áreas do conhecimento;
Fiquem com Deus e até a próxima!!!!!!
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