Vinícius de Moraes
Com um lindo salto
Lesto e seguro
O gato passa
Do chão ao muro
Logo mudando de opinião
Passa de novo
Do muro ao chão
E pega corre
Bem mansinho
Atrás de um pobre
De um passarinho
Súbito para
Como assombrado
Depois dispara
Pula de lado
E quando tudo
Se lhe fatiga
Toma o seu banho
Passando a Língua
Pela barriga.
Com as crianças acomodadas em rodinha, o professor levará as crianças tentar descobrir o que tem na caixa ( ou sacola)surpresa.Dentro estará um gato que poderá ser de pelúcia, de plastico ou imagem.
Serão feitos alguns questionamentos para entusiasmar e aumentar a curiosidade das crianças.
As frases devem ser de acordo com as estrofes do poema, por exemplo:
- o que será que temos aqui?
- isso pula alto. e pula alto, vai do chão até o muro;
- gosta de correr atrás de passarinho;
- toma banho passando a língua pela barriga;
- o que será que temos aqui dentro?
- que tem um animalzinho de estimação em casa?
- um cachorro, um passarinho, um gato?
- ma garanto que não é igual a este
- este é especial.Querem ver?
É interessante que o professor informe as crianças sobre o significado de algumas palavras desconhecidas.
Depois de bem conhecida e trabalhada a poesia, poderá propor que utilizando as fichas com os desenhos das estrofes, coloquem-nas em sequência de acordo com a ordem do poema. Dessa forma, o professor oportuniza à criança o desenvolvimento da memória e da sequência lógica.
Poderá ser feita uma dramatização, onde haverá um declamador, um gato, um passarinho... além de dobradura de gatinho e confecção de mural.
Espero que tenham gostado!!! Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário